top of page

Aprovada mudança na regra da prorrogação da NFL



Quantas vezes uma partida da NFL não foi para a prorrogação e acabou logo na primeira posse de bola, sem que o outro time sequer tivesse uma chance de tentar pontuar? E quantas vezes você que estava assistindo ao jogo não pensou que as regras da prorrogação eram injustas?


Os exemplos são vários, um dos mais recentes e que levantou as discussões novamente ocorreu nos playoffs da temporada de 2021-2022, no AFC Divisional Round Game entre Kansas City Chiefs e Buffalo Bills. Um jogo muito emocionante, com muitas trocas de liderança no último quarto e que se encaminhou para a prorrogação. Ambos os times tinham total capacidade de vencer a partida, então o sentimento era que o time que ganhasse o coin toss seria o vencedor. No fim, acabou sendo esse o resultado: os Chiefs ganharam a primeira posse de bola e marcaram o touchdown da vitória.


Em termos de estatística, desde 2010 (quando essa regra da prorrogação - o time que receber a primeira posse de bola e marcar um touchdown ganha a partida - entrou em vigor) os times que ganharam o coin toss na prorrogação durante os playoffs tiveram 10 vitórias e apenas 2 derrotas. Por isso não é a primeira vez que jogadores, mídia e fãs argumentam que a prorrogação da NFL é injusta e deveria ser mudada. Também não foi apenas uma vez que foram sugeridas alternativas para mudaça de regra.


Nesta terça (29), os donos das franquias aprovaram, por 29 a 3, uma mudança na regra da prorrogação, que valerá apenas para os jogos da pós-temporada.


A nova proposta partiu das franquias Philadelphia Eagles e Indianapolis Colts e dará a oportunidade para que ambos os times tenham a posse de bola durante a prorrogação, não importando se o time que vencer o coin toss tiver marcado um touchdown. Se após a posse de ambos times o placar continuar empatado, a próxima pontuação vencerá o jogo.


A única maneira do jogo acabar na primeira posse de bola, será se o kicking team forçar um safety (quando a defesa consegue dar um tackle no jogador do ataque, estando este na sua própria endzone ou quando o jogador de ataque deixa a bola sair de campo também na sua área de endzone), coisa que não ocorre tão comumente. Caso isso não ocorra, a nova regra dará a chance ao time que não começou com a posse de buscar a vitória ou empatar o placar novamente.


A nova regra será aplicada nos playoffs desta temporada e provavelmente será avaliada para decidir se será mantida para os próximos anos. A mudança se faz positiva por proporcionar a chance de ambos os times pontuarem, o que torna a prorrogação mais justa.




Foto: Reprodução NFL.com e FOX 4 Kansas City WDAF-TV

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page