top of page

Histórias da Rodada: Semana 16



A NFC Sul será dos Bucs ou será que os Panthers conseguem tirar o título?

A NFC Sul está sendo a pior divisão da NFL nessa temporada. Nenhum de seus times possui mais vitórias que derrotas e o atual líder, o Tampa Bay Buccaneers, tem apenas 6 vitórias e 8 derrotas.


Os Bucs estão como os favoritos para vencer a divisão, porém o Carolina Panthers incrivelmente tem chance de roubar a liderança e representar a NFC Sul nos playoffs. Isso porque estão em segundo lugar com a divisão (com 5 vitórias e 9 derrotas) e tem o melhor retrospecto nos confrontos diretos com os rivais Bucs, Falcons e Saints (foram 3 vitórias - incluindo contra Tampa Bay - e 1 derrota).


Na semana 15, caso os Buccaneers perdessem e os Panthers ganhassem, Carolina poderia assumir a liderança da NFC Sul. A equipe de Tampa Bay acabou perdendo para os Bengals, porém os Panthers também perderam para os Steelers e a situação dentro permanece igual. Agora na semana 16 o mesmo cenário segue válido: uma vitória dos Panthers e uma derrota dos Bucs coloca Carolina na liderança. Restam apenas 3 semanas da temporada regular, e as equipes se enfrentarão de novo na semana 17, confronto que pode decidir de fato o rumo que a divisão tomará.


Os Bucs enfrentarão os Cardinals no Sunday Night Football, um confronto que está pendendo mais para o lado de Tampa Bay, apesar de todas as dificuldades que a equipe está enfrentando; o time dos Cardinals não briga por mais nada e terá o terceiro quarterback reserva, Trace McSorley, como titular na partida. Já os Panthers enfrentarão os Lions, um adversário que está se aproximando cada vez mais de uma vaga na pós-temporada via Wildcard e vem de 3 vitórias consecutivas.


Essa reta final de temporada será importantíssima para ambos times: Buccaneers brigando para voltarem aos playoffs (o que todos imaginavam que iria ocorrer, mas ninguém pensava que seria com tamanha dificuldade) e os Panthers, surpreendentemente, ainda na briga para voltarem aos playoffs com um Head Coach interino. Quem será que representará a NFC Sul em Janeiro?


Titans que se cuidem, os Jaguars estão vindo aí

Há 4 semanas parecia que o Tennessee Titans estava encaminhando tranquilamente o título da AFC Sul. Os demais times também não estavam mostrando muita ameaça: os Texans estão firmes e fortes em busca da primeira escolha geral do Draft de 2023, os Colts estão uma bagunça e os Jaguars estavam oscilando.


Mas o panorama da divisão está mudando agora, e a situação dos Titans não está mais tão tranquila como antes. Isso porque Tennessee tem uma sequência de 4 derrotas consecutivas, ao passo que os Jaguars venceram 3 de suas 4 últimas partidas, e as vitórias vieram contra adversários fortes (Ravens, Cowboys e o próprio Titans).


Tennessee agora está com o recorde 7-7 e os Jaguars estão logo atrás com 6-8. Assim como no caso da divisão Sul da outra conferência, os Jaguars podem conseguir roubar a liderança dos Titans e chegarem aos playoffs. O momento do time está bom, enquanto o momento dos Titans anda de mal. Para piorar, Tennessee pode perder o quarterback titular Ryan Tannehill pelo resto da temporada, o que dificultará bastante a vida da equipe na busca pelo título da divisão. Por mais que seja um time bem treinado, a diferença entre jogar com Tannehill e jogar com o novato Malik Willis é grande.


A sequência de jogos para os Jaguars será Jets e Texans, enquanto os Titans terão os Texans e os Cowboys. Na semana 18, para encerrar a temporada, os dois times se enfrentam, e esse confronto pode ser o que definirá o campeão da divisão. Olhando por agora, parece que os Jaguars saem na vantagem, mas, lembrando, Tennessee não é um time ruim e pode ser que mantenha a liderança da divisão. Será também um final de temporada emocionante para ambas as equipes.


Partidas para ficar de olho


Dallas Cowboys x Philadelphia Eagles

Possivelmente o grande confronto da rodada. Os Eagles já tem vaga garantida na pós-temporada, a briga deles agora é assegurar o primeiro lugar da NFC e vencer sua divisão; esse último cenário pode ser realizado com a vitória contra Dallas no sábado. Porém o quarterback titular da partida será Gardner Minshew (lembra dessa lenda?), já que Jalen Hurts se lesionou na semana passada. Mesmo sem estar com o quarterback titular não podemos descartar os Eagles na partida, visto o excelente time e comissão técnica que Minshew terá para ajuda-lo. Os Cowboys, por sua vez, sofreram um grande upset na rodada passada perderam para os Jaguars na prorrogação. A situação da equipe ainda é confortável, mas as duas últimas semanas não foram muito positivas, especialmente se considerarmos o sufoco que Dallas passou duas semanas atrás contra os Texans. Esse duelo divisional, valendo bastante para ambos os times, tem tudo para ser bem interessante.


Minnesota Vikings x New York Giants

Os Vikings já asseguraram o título da NFC Norte e agora brigam para tentar roubar a posição dos Eagles nos playoffs. O time de Minnesota é um dos mais badalados e falados (bem e mal) da temporada, e depois da vitória surreal da rodada passada (a maior virada da história da NFL) chegam com alto ibope. A defesa peca em muitos jogos, às vezes o ataque demora para engrenar, mas os Vikings de 2022 demonstram muita competência e resiliência para voltar para as partidas; quer prova maior do que conseguir vencer um jogo perdendo por 33x0 no intervalo? Os Giants fizeram um começo de temporada mais empolgante, engatando uma sequência de vitórias surpreendentes, e agora a temporada deu uma esfriada; ainda assim, são 8 vitórias e por enquanto estão dentro dos playoffs. Vencer os Vikings daria uma moral imensa ao time, mas não será tarefa simples.


San Francisco 49ers x Washington Commanders

Sim, vamos falar da última equipe da NFC Leste por aqui, os lanternas da divisão: Commanders. Apesar de estarem 7-6-1 e por enquanto dentro dos playoffs, a vaga não está nada garantida e os Commanders estão em desvantagem contra Cowboys e Giants. Nos últimos jogos a produção do ataque não anda muito bem e a média de pontos está baixa; isso pode ser um problema grande para essa semana, já que irão enfrentar a melhor defesa da NFL, que naturalmente já permite uma pontuação bem baixa do adversário. Será que Taylor Heinicke e o ataque conseguem surpreender contra essa defesa? Os Niners, por sua vez, seguem com o calouro sensação Brock Purdy no comando do ataque, o Mr. Irrelevant cada vez mais revelante na liga. Por enquanto o momento está todo para os 49ers, que estão tocando sua temporada sem maiores problemas, mesmo com o terceiro quarterback no comando do ataque. Será que os Niners dominarão mais uma partida?


New England Patriots x Cincinnati Bengals

Os Bengals engataram de vez na temporada, assumindo o controle da AFC Norte e com boas chances de permanecerem na liderança da divisão (ainda mais considerando o andar da temporada para os Ravens). O time está brigando para se firmarem como uma das grandes forças da AFC novamente nessa temporada, e tem capacidade para dominarem os jogos (como fizeram no segundo tempo contra os Buccaneers). Os Patriots, por sua vez, tiveram uma derrota bem dolorosa para os Raiders nos segundos finais de jogo após uma jogada completamente bizarra, e estão saindo fora do alcance dos playoffs. A sequência para New England será complicada (Bengals, Dolphins e Bills), então fazer jogos bons será essencial para manter as esperanças vivas. Será que Mac Jones consegue liderar esse time aos playoffs?


Miami Dolphins x Green Bay Packers

Os Packers estão “vivos” na busca por uma vaga de Wildcard, apesar do caminho ser bem complicado e da sequência de jogos não ser nada fácil (Dolphins, Vikings e Lions) para que isso se concretize. Para Green Bay a temporada é de muito mais baixos do que altos, e se conseguirem se classificar para a pós-temporada será praticamente um milagre. Será que Matt LaFleur e Aaron Rodgers conseguem fazer essa proeza? Do lado dos Dolphins, a equipe está dentro dos playoffs, mas vem de uma sequência de 3 derrotas consecutivas, duas delas por apenas uma posse de bola, e um bom desempenho nessa reta final de temporada será essencial para o time. Agora é a hora do time comandado por Mike McDaniel voltar a ser a equipe do começo da temporada, quando tomou todos de assalto com um dos melhores ataques da liga.


Qual é o cronograma da rodada?


Quinta-feira, 22 de Dezembro

- New York Jets x Jacksonville Jaguars – 22h15 (transmissão em português pela ESPN 2)


Sábado, 24 de Dezembro

- Baltimore Ravens x Atlanta Falcons – 15h

- Carolina Panthers x Detroit Lions – 15h

- Kansas City Chiefs x Seattle Seahawks – 15h

- Cleveland Browns x New Orleans Saints – 15h

- Tennessee Titans x Houston Texans – 15h

- New England Patriots x Cincinnati Bengals – 15h (transmissão em português pela ESPN 2)

- Minnesota Vikings x New York Giants – 15h (transmissão em português pela ESPN 3)

- Chicago Bears x Buffalo Bills – 15h

- San Francisco 49ers x Washington Commanders – 18h05 (transmissão em português pela ESPN 4)

- Dallas Cowboys x Philadelphia Eagles – 18h25 (transmissão em português pela ESPN 2)

- Pittsburgh Steelers x Las Vegas Raiders – 22h15 (transmissão em português pela ESPN 2)


Domingo, 25 de Dezembro

- Miami Dolphins x Green Bay Packers – 15h

- Los Angeles Rams x Denver Broncos – 18h30 (transmissão em português pela RedeTV)

- Arizona Cardinals x Tampa Bay Buccaneers – 22h20 (transmissão em português pela ESPN 2)


Segunda-feira, 26 de Dezembro

- Indianapolis Colts x Los Angeles Chargers – 22h15 (transmissão em português pela ESPN 2)


Nenhum time está de Bye Week essa semana





Fotos: Reprodução NFL (Twitter), Tampa Bay Times, Still Curtain, FOX News, Black and Teal, ESPN

8 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page