top of page

Histórias da Rodada: Semana 17


Derek Carr no banco: o que será dos Raiders daqui em diante?

Uma notícia surpreendente saiu ontem (28): Derek Carr, quarterback dos Las Vegas Raiders por 9 temporadas, foi colocado como reserva para os últimos dois jogos da temporada. Jarrett Stidham (escolha de 4ª rodada dos Patriots no Draft de 2019) o substituiu como titular.


A temporada de 2022 dos Raiders não está sendo nada positiva: a chegada de Davante Adams não tornou o ataque do time um dos melhores da NFL e também não elevou o nível de Carr como quarterback, coisa que era esperada. O ataque como um todo também passa por dificuldades, assim como uma defesa inconsistente, e assim os Raiders amargam o recorde de 6-9, ainda com esperanças matemáticas de classificação para a pós-temporada, mas será uma tarefa basicamente impossível.


Apesar de Carr não estar tendo a melhor temporada de um quarterback, nem mesmo a melhor temporada de sua carreira, ser colocado no banco é um péssimo sinal que demonstra que a comissão técnica aparentemente não confia mais nele (e que provavelmente estão jogando a toalha na briga pelos playoffs).


E essa decisão tem um grande impacto no futuro da franquia: com Carr no banco, qual é o plano dos Raiders para a posição de quarterback a partir de agora? Para o final da temporada estarão confiando em Stidham, que praticamente não possui experiência como titular na NFL. Mas Stidham não deve ser a solução a longo prazo, então o que a franquia fará? Carr permanecerá no time para mais uma temporada, conforme seu contrato atual, ou a equipe tentará troca-lo ou dispensa-lo? E, caso o último cenário aconteça, os Raiders investirão no Draft ou na Free Agency para encontrar seu próximo quarterback?


Há muitas perguntas cujas respostas não serão encontradas agora, mas veremos como essa situação dos Raiders se desenvolve para descobrir qual será o futuro de Carr e do time.


Carson Wentz de volta à titularidade

Carson Wentz sofreu uma lesão no dedo na semana 6, após uma vitória contra o Chicago Bears, e o tempo de recuperação estimado era entre 4-6 semanas. Taylor Heinicke assumiria como titular, e desde então lá ficou, até essa semana, quando foi anunciado que Wentz retornará para a titularidade na semana 17.


O cenário de pós-temporada na NFC está praticamente já definido, com 5 das 7 vagas já reservadas, e os Giants estão a uma vitória de assegurar a 6ª colocação, deixando apenas a 7ª e última vaga para ser disputada por pelo menos 3 times diferentes, incluindo os Commanders.


Parecia que a posição de Heinicke como titular até o final da temporada estava assegurada, porém com o atual recorde de 7-7-1 e disputando a última vaga da pós-temporada a equipe de Washington aparentemente sentiu que precisava de uma mudança, algo para causar uma faísca para incendiar a equipe nessa reta final de temporada. Com isso, Heinicke volta a ser o quarterback reserva e Wentz terá a chance de conduzir a equipe para os playoffs.


Restando apenas Browns e Cowboys como adversários, será que Wentz consegue liderar essa equipe para a vitória e para a pós-temporada? Ou será que o súbito retorno dele se mostrará um erro e pode colocar as esperanças da equipe a perder?


O momento dos Dolphins não podia ser pior

O Miami Dolphins começou como um dos melhores times da temporada, com o trio ofensivo Tua Tagovailoa -Tyreek Hill -Jaylen Waddle, sob tutela do novo treinador Mike McDaniel, chamando muita atenção por tamanha produtividade e eficiência. Os Dolphins estavam com o recorde 8-3 e parecia que uma vaga nos playoffs estava mais do que garantida, e era até possível sonhar com o título da divisão.


Porém, de lá para cá, a temporada da equipe está indo ladeira abaixo. São 4 derrotas consecutivas, 3 delas por até uma posse de bola e em que o time poderia ter buscado a virada. Mas a queda de produção está alta, tanto no ataque quanto na defesa, e a reação não acontece.


Essa queda passa pela atuação de Tagovailoa, que vive agora seu pior momento da temporada em termos de produtividade. Está sofrendo bastante pressão, resultando em muitos passes errados e algumas interceptações absurdas. Para agravar mais a situação, Tagovailoa foi novamente colocado no protocolo de concussão da NFL (pela segunda vez na temporada) após a derrota para os Packers, e as circunstâncias estão estranhas: ele sofreu uma pancada no final do segundo quarto (até então estava jogando bem na partida), mas permaneceu no jogo, e no último quarto teve 3 interceptações estranhas, que foram erros do próprio quarterback. Após o jogo, quando foi anunciado que ele estava entrando no protocolo de concussão, as dúvidas surgiram de imediato: será que Tagovailoa jogou sob efeitos da concussão desde o final do segundo quarto? Será que sua queda de atuação no final da partida pode ser atribuída à lesão sofrida?


Seja como for, Tagovailoa já está fora do confronto contra os Patriots nesse domingo, e Teddy Bridgewater será o responsável por comandar o ataque. O momento para a equipe é bem delicado. Não apenas perderam seu quarterback titular (jogando bem ou mal, ainda assim é o titular da equipe) na reta final da temporada, como podem ficar de fora dos playoffs.


Agora é a hora dessa equipe dos Dolphins voltar ao jeito que era no início da temporada. Mas será que eles conseguem?


Partidas para ficar de olho


Cincinnati Bengals x Buffalo Bills

Essa rodada está cheia de grandes confrontos importantes para o final da temporada, mas esse talvez seja o mais aguardado pelos fãs no geral, afinal a expectativa é de um duelo ofensivo de alta qualidade. Bills e Bengals, duas equipes cheias de talento ofensivo e comandadas por quarterbacks que estão entre os melhores da NFL nessa temporada. Josh Allen x Joe Burrow é um jogo que tem tudo para ser dominado pelos ataques e para vermos esses dois grandes quarterbacks em ação. A expectativa é um jogo com placar alto e bem disputado, e é uma partida que pode ser decidida entre quem vencer a batalha de turnovers.


Tampa Bay Buccaneers x Carolina Panthers

“A Batalha pelo Sul”, poderíamos chamar esse duelo. Os Panthers chocaram a todos com a grande vitória por 21-3 contra os Buccaneers na semana 7. Essa vitória, inclusive, é o que dá aos Panthers a chance de assumir a liderança da NFC Sul caso vençam novamente os rivais de divisão. O quarterback de Carolina agora é Sam Darnold, mas o jogo corrido segue cada vez mais forte e dominante e a defesa é capaz de dificultar a vida dos Bucs. Tampa Bay, por sua vez, tem passado por algumas dificuldades em seus últimos jogos, e as vitórias estão saindo bem apertadas e quase "no susto". Apesar das duas equipes estarem com recordes negativos, esse duelo é o que definirá o vencedor da divisão e, portanto, quem estará nos playoffs em Janeiro, e os ânimos estarão lá em cima durante a partida.


Green Bay Packers x Minnesota Vikings

Os Packers estão vivos na briga pela última vaga para os playoffs na NFC, dependendo de si (e torcendo contra, claro) para fazer uma classificação que é quase milagrosa após a temporada um tanto quanto desastrosa de Green Bay em 2022. E, após já perderam para os Vikings no começo da temporada, os Packers com certeza precisam e querem essa vitória contra o seu rival. Será que Aaron Rodgers consegue se vingar dos Vikings para manter as esperanças da equipe vivas? Ou será que os Vikings, um dos melhores times dessa temporada, que está conquistando suas vitórias (com esforço ou não, no final das contas vencer é o que importa), consegue estragar a festa de Green Bay de vez? Também vale a pena ficar de olho na atuação de Justin Jefferson, cada vez mais perto de quebrar o recorde da NFL de quantidade de jardas recebidas por um wide receiver em uma temporada.


Seattle Seahawks x New York Jets

Talvez um confronto que passe mais despercebido, mas para esses dois times a vitória significa muito. Tanto Jets quanto Seahawks estão fora das 7 vagas dos playoffs no momento, mas ambos possuem chances de entrarem caso vençam suas últimas partidas. Portanto esse confronto direto significa manter a esperança viva (para o time que vencer) ou então basicamente enterra-la (para o time que perder). Os Seahawks estão em uma sequencia de 3 derrotas, com o rendimento do time caindo bastante no ataque e a defesa não dando conta de parar os adversários. Já os Jets perderam 4 partidas consecutivas, o ataque também com uma queda significativa de produção, mesmo que a defesa tenham conseguido mantê-los vivos em algumas das partidas. A equipe de Nova York ainda conta com o retorno de Mike White à titularidade de quarterback, o que é um upgrade considerando a atuação de Zach Wilson na temporada. Quem sairá vitorioso e ainda com chances de playoffs?


Qual é o cronograma da rodada?


Quinta-feira, 29 de Dezembro

- Tennessee Titans x Dallas Cowboys – 22h15 (transmissão em português pela ESPN 2)


Domingo, 1 de Janeiro de 2023

- Atlanta Falcons x Arizona Cardinals – 15h

- New England Patriots x Miami Dolphins – 15h (transmissão em português pela ESPN 2)

- Philadelphia Eagles x New Orleans Saints – 15h

- New York Giants x Indianapolis Colts – 15h

- Tampa Bay Buccaneers x Carolina Panthers – 15h (transmissão em português pela ESPN 4)

- Kansas City Chiefs x Denver Broncos – 15h

- Detroit Lions x Chicago Bears – 15h

- Washington Commanders x Cleveland Browns – 15h

- Houston Texans x Jacksonville Jaguars – 15h

- Las Vegas Raiders x San Francisco 49ers – 18h05 (transmissão em português pela RedeTV)

- Seattle Seahawks x New York Jets – 18h05 (transmissão em português pela ESPN 3)

- Green Bay Packers x Minnesota Vikings – 18h25 (transmissão em português pela ESPN 2)

- Los Angeles Rams x Los Angeles Chargers – 18h25

- Baltimore Ravens x Pittsburgh Steelers – 22h20 (transmissão em português pela ESPN 2)


Segunda-feira, 2 de Janeiro

- Cincinnati Bengals x Buffalo Bills – 22h30 (transmissão em português pela ESPN 2)


Nenhum time está de Bye Week





Fotos: Reprodução East Bay Times, NBC Sports, FanSided, Cincinnati Bengals, The Globe and Mail, Acme Packing Company, The Seattle Times

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page