top of page

Dê uma chance para a pré-temporada



Setembro já está quase aí, o que significa que a nova temporada da NFL está cada vez mais próxima, com o kickoff acontecendo no dia 08 de Setembro (quinta-feira), com os atuais campeões Los Angeles Rams enfrentando o Buffalo Bills.


Mas a partir de Agosto o futebol americano já está de volta com o período da pré-temporada, que se inicia no dia 04 de Agosto (quinta-feira) com o Hall of Fame Game, disputado esse ano por Jacksonville Jaguars e Las Vegas Raiders. O período da pré-temporada vai se estender até o dia 28, o que significa 3 semanas de partidas (cada time terá 3 jogos, com exceção de Raiders e Jaguars, que terão 4 por conta do primeiro jogo) até uma última pausa de duas semanas para o kickoff oficial e a chegada da temporada regular da NFL.


A pré-temporada não desperta a mesma empolgação ou interesse nos fãs se comparada com a temporada regular, e isso se deve bastante ao fator técnico. Boa parte dos times decide poupar os seus jogadores titulares para evitar correr riscos de lesões, por exemplo, ou então a comissão técnica traz um playbook mais simplificado, sem grandes jogadas espetaculares. Considerando esse fator e que a maior parte das partidas será jogada por jogadores reservas ou então os “reservas dos reservas”, é fácil entender porque o nível técnico da pré-temporada fica abaixo da temporada regular e não é tão atraente aos fãs.


Ainda assim, a pré-temporada não precisa ser totalmente ignorada pelos fãs. Primeiro, é um ótimo momento para matar a saudade desse esporte tão querido. O nível técnico possivelmente será baixo? Sim. Muitos titulares nem chegarão a pisar em campo com pads? Provavelmente sim. Haverá jogadores no seu time que você nunca ouviu falar antes e que não conseguirão compor o elenco final de 53 jogadores e talvez nem cheguem a entrar no Practice Squad? Também sim. Mas ainda assim é a volta do futebol americano e a chance de matar a saudade do esporte, das jogadas, das táticas, do seu time, dos seus jogadores favoritos, daquele jogador novato com altas expectativas, e tantas outras razões.


(Pode ser que o período da pré-temporada te faça passar raiva por esses motivos citados acima, mas vamos pensar positivamente.)


Falando em jogadores, a pré-temporada traz também a oportunidade de revê-los e descobrir quem melhorou e quem piorou, ver os jogadores que trocaram de time durante a offseason nos primeiros jogos vestindo sua nova camisa, acompanhar os calouros (seja os escolhidos via Draft seja os “não-draftados”).


Talvez os veteranos não tenham muito destaque na pré-temporada (a tendência dos últimos anos é que a maioria dos titulares e veteranos jogue um ou dois drives por partida, e geralmente a partir da segunda semana), mas a partir dessa semana será possível ver, mesmo que só na sideline, Tyreek Hill no Miami Dolphins, Davante Adams no Las Vegas Raiders, Von Miller no Buffalo Bills, Matt Ryan no Indianapolis Colts, Russell Wilson no Denver Broncos, Khalil Mack no Los Angeles Chargers, e tantos outros jogadores que foram trocados ou assinaram com novos times.

A pré-temporada dá uma boa chance para que outros jogadores, e não apenas os rookies, possam “mostrar serviço” e buscar uma vaga no elenco final para a temporada regular. É legal ver as escolhas de primeira e segunda rodada do Draft jogando, mas também é interessante acompanhar as escolhas mais tardias e até mesmo os jogadores que não foram escolhidos tentarem dar tudo de si nesses jogos. Às vezes é legal torcer para um underdog durante a pré-temporada, para que ele possa chegar nos 53 jogadores finais ou pelo menos já chegar ao Practice Squad.


Outra coisa que a pré-temporada permite é acompanhar as batalhas posicionais. Nenhum elenco está 100% confirmado desde já, e às vezes um jogador que se destaca durante o Training Camp não desempenha bem na pré-temporada e acaba cortado, ou vice versa. Às vezes dois ou mais jogadores estão disputando não apenas uma vaga no elenco, mas também a chance da titularidade.


O caso mais visível de acompanhar são as batalhas pela titularidade na posição de quarterback. Nessa pré-temporada, por exemplo, podemos acompanhar se Mitchell Trubisky mostrará sua redenção nos campos ou se o novato Kenny Pickett roubará a titularidade dele no Pittsburgh Steelers. Ou então a disputa pela titularidade no Carolina Panthers entre Sam Darnold e o recém-chegado via troca Baker Mayfield.

E, embora o nível técnico seja de fato menor, a pré-temporada também pode trazer alguma emoção, seja através de jogadas específicas ou então através de jogos. Em 2021, por exemplo, o New York Jets conseguiu empatar o jogo contra o Philadelphia Eagles na semana 3 da pré-temporada com uma Hail Mary bem sucedida entre o quarterback James Morgan e o recebedor Kenny Yeboah.

O fã pode até pensar “mas a pré-temporada não significa nada, essas jogadas não importam, esses jogadores nunca vão ficar no time”, e esses pensamentos não estão completamente errados. Mas a pré-temporada ainda tem sua importância para a liga, caso contrário não existiria ou seria ainda mais diminuída, e é a chance para muitos jogadores tentarem realizar o sonho de chegar à NFL. Ainda, a pré-temporada é o retorno dos jogos de futebol americano para nós fãs; pode não ser o retorno mais bonito e glamoroso, de altíssimo nível e com todos os titulares jogando o tempo todo, mas ainda é o futebol americano que conhecemos e amamos, e que a partir de agora só deixará as telas em Fevereiro de 2023.


Lembra daquelas piadas que rolam em Abril/Maio/Junho, que o fã daria qualquer coisa pra ter um jogo da NFL passando, nem que fosse um Texans x Jaguars? Então, porque não aproveitar a chance de já voltar a assistir futebol americano desde Agosto? Ao menos dê uma chance para a pré-temporada. Não precisa acompanhar todos os jogos, mas ao menos dê uma espiada nas partidas para matar a saudade do futebol americano e da NFL. Dessa forma você já vai estar se preparando para o início da temporada regular e talvez com um pouquinho a menos de saudade.


Observação: Pra facilitar sua vida para dar essa chance para a pré-temporada a ESPN fará a transmissão (em português) dos seguintes jogos:


- 04 de Agosto, às 21h: Jacksonville Jaguars x Las Vegas Raiders (Hall of Fame Game)

- 18 de Agosto, às 21h: Chicago Bears x Seattle Seahawks

- 21 de Agosto, às 21h: Baltimore Ravens x Arizona Cardinals

- 22 de Agosto, às 21h: Atlanta Falcons x New York Jets

- 25 de Agosto, às 21h: San Francisco 49ers x Houston Texans

- 28 de Agosto, às 17h30: Detroit Lions x Pittsburgh Steelers


Os jogos da pré temporada estarão disponíveis gratuitamente pelo NFL GAMEPASS, e serão transmitidos também no Star+.


Fotos: Reprodução The Playoffs, The Riot Report, TSN, NFL, Las Vegas Raiders, Yahoo! Sports, Stampede Blue, The Denver Channel, YouTube, Pittsburgh Post-Gazette, Charlotte Observer, Sportsnet

35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page