top of page

Explicando o Draft da NFL

O Draft foi criado em 1935 quando Bert Bell - co-fundador do Philadelphia Eagles - propôs, em uma reunião da liga, que a NFL realizasse uma escolha anual dos jogadores iniciantes para nivelar as chances em campo, a fim de que todas as franquias permanecessem financeiramente viáveis.



A edição de inauguração ocorreu então em 8 de fevereiro de 1936, mas este era o primeiro rascunho do espetáculo que assistimos atualmente. Na época não existiam departamentos formais para selecionar os jogadores elegíveis; a lista foi compilada através de reportagens de jornais e visitas às faculdades.


Esse evento concede às franquias a oportunidade de alavancar seus times com novos talentos. Alguns são um impulso instantâneo, outros não. Assim, todos os jogadores elegíveis ao Draft são avaliados no Scouting Combine - para entender mais sobre o evento leia nossa matéria aqui.


Mas, como é determinado qual time escolhe primeiro e quanto tempo tem para fazer sua escolha? As regras são bem específicas, mas fáceis de entender.


O que torna um jogador elegível?


Para serem qualificados para o draft os jogadores devem estar fora do ensino médio há pelo menos três anos e devem ter usado sua elegibilidade para a faculdade antes do início do próxima temporada de futebol americano universitário.


Para confirmar a elegibilidade dos prospectos, os membros da equipe do NFL Player Personnel pesquisam os antecedentes de aproximadamente 3.000 jogadores universitários a cada ano.


A equipe também analisa todas as solicitações enviadas por jogadores que desejam entrar no draft antecipadamente e os calouros tem até sete dias após o Campeonato Nacional da National Collegiate Athletic Association - NCAA - para declarar suas intenções.


Durante o draft a equipe do Player Personnel confirma se todos os jogadores que são draftados são elegíveis.


O processo para adicionar novos jogadores universitários mudou drasticamente desde o primeiro draft em 1936. As apostas nos prospectos são significativamente maiores agora, e a liga instituiu esse processo aprimorado para garantir a equidade entre os 32 times.


Definição da posição de escolha dos times:


Cada time recebe uma escolha em cada uma das sete rodadas que são decididas de acordo com a temporada regular e pós temporada anterior. Aquelas que não se classificam para os playoffs ficam com as vagas de 1 a 20 e a ordem é determinada pela classificação final da temporada regular: o time que tiver o pior desempenho fica com a primeira escolha e o melhor fica com a 20ª.


Já as equipes que chegam aos playoffs ficam com as vagas de 21 a 32 e aqui a ordem é determinada pelos resultados de pós-temporada: Os quatro eliminados no wild card recebem as escolhas de 21-24. Os próximos quatro eliminados no divisional round ficam com as posições de 25-28.


Os dois times que perdem o divisional championship ganham as escolhas 29 e 30, enquanto o "vice campeão" e o vencedor do Super Bowl ficam com as escolhas 31 e 32 respectivamente.


Confira a ordem de escolhas no draft de 2022:

Lista atualizada após a free agency.

Caso existam equipes que terminaram a temporada com recordes idênticos, a determinação da escolha é decidida pela força do cronograma: a porcentagem agregada de vitórias dos oponentes das equipes. O time que jogou com a menor porcentagem de vitórias será a premiada com a maior escolha.



Escolhas compensatórias


Além das escolhas regulares existem as escolhas compensatórias. A liga pode atribuir escolhas adicionais "compensatórias" aos times que perderam mais ou os melhores free agents para outro time, sendo isso parte do programa de diversidade da Liga. Essas escolhas ocorrem no final da terceira à sétima rodadas - para entender mais sobre o tema leia nossa matéria.


Desde 2017 as escolhas compensatórias podem ser negociadas.

Safety Talanoa, escolha compensatória 2021 dos 49ers

Trocas das escolhas entre os times


Após cada equipe receber suas escolhas no draft cabe aos executivos do clube selecionar um jogador ou trocar a escolha com outra equipe para melhorar sua posição nos drafts atuais ou futuros. Os times podem negociar as trocas a qualquer momento antes e durante o draft e podem trocar escolhas ou jogadores atuais da NFL sobre os quais detêm os direitos.


Se a troca ocorre durante o draft, quando as equipes concordam com os termos, os clubes ligam para a mesa principal onde é feito o monitoramento da liga e cada equipe deve transmitir as mesmas informações comercias para que a troca seja aprovada.


Assim que uma troca é autorizada, um representante dá os detalhes aos parceiros de transmissão da NFL e a todos os 32 times, bem como um anúncio oficial da troca para mídia e fãs.


E durante o Draft?


O Draft acontece durante três dias (quinta, sexta e sábado). Apenas a primeira rodada acontece na quinta-feira e cada time tem 10 minutos para fazer sua escolha. A segunda e terceira rodadas são na sexta-feira, com 7 minutos para a escolha. No sábado as rodadas de 4 a 7 com 5 minutos de escolha.


Se um time deixar o tempo expirar sem fazer uma escolha poderá fazer uma seleção mais tarde, mas corre o risco de deixar o prospecto desejado escapar. Quando uma equipe decide sobre uma escolha, ela comunica o nome do jogador ao seu representante. Este representante escreve o nome do prospecto, juntamente com sua posição e sua escola, em um cartão e o envia ao membro da NFL.


Quando o membro oficial recebe o cartão a escolha se torna oficial e o relógio é zerado. O nome do jogador é informado ao Player Personnel da NFL que insere o nome do jogador no banco de dados notificando os outros times da escolha.


Um draft bem sucedido pode mudar para sempre a trajetória de uma franquia, os times fazem o possível para prever o desempenho de um jogador no nível mais alto do jogo. Mas qualquer escolha do draft pode se tornar uma lenda dentro da NFL: talvez esse ano um jogador de 6ª rodada poderá se tornar o novo Tom Brady!


Você poderá acompanhar o Draft NFL 2022 através do Game Pass, ESPN e Star+. Mais informações estão disponíveis em nossa página no twitter @girlpowernfl e no twitter da @NFLBrasil.


Fotos: Today Sports, NFL, 49ers.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page