top of page

HISTÓRIA, 2016 - Laremy Tunsil e um dos momentos mais bizarros do Draft

Como um vídeo derrubou um calouro para fora do Top 5 em 2016
Laremy Tunsil, offensive tackle do Houston Texans (Foto: Icon Sportswire/Getty Images)

O Draft é um evento sempre aguardado por torcedores, franquias e analistas que acompanham a National Football League. A semana e o dia que antecedem o evento criam aquele clima de expectativa para saber quem será a primeira escolha geral, qual jogador pode ser “surpresa” na primeira rodada ou mesmo qual jogador vai cair no Draft (o Aaron Rodgers sabe muito bem disso).


Mas nós não iremos voltar para a década passada e sim para o ano de 2016. No texto de hoje, te conto sobre quando, o hoje offensive tackle do Houston Texans, Laremy Tunsil protagonizou um dos momentos mais bizarros e que certamente está na história do Draft da NFL.


A classe de 2016

Isso ocorreu a seis anos. Tem noção de como o tempo passa rápido? Eu tinha 17 anos e estava me formando no ensino médio. Muita coisa aconteceu nesse ano: tivemos a medalha de ouro no futebol masculino nas Olimpíadas do Rio, grandes álbuns na música como Starboy, do The Weeknd, Mind of Mine, do Zayn, entre tantos outros.


Como estávamos na NFL em 2016? O Denver Broncos havia sido o campeão da temporada 2015/16, no Super Bowl 50. Apesar disso, o quarterback Peyton Manning anunciou a sua aposentadoria do futebol americano em março de 2016, semanas após a conquista. Foi nesse ano que Colin Kaepernick se ajoelhou durante o hino nacional estadunidense e o resto é história.


Mas, vamos para o mês de abril, mês de Draft: Os Rams, que retornaram para Los Angeles naquele ano, eram donos da #1 escolha geral. A classe tinha alguns nomes conhecidos do grande público: Jared Goff, Carson Wentz, Jalen Ramsey, Michael Thomas, Ezekiel Elliott e, claro, o protagonista da nossa história, Laremy Tunsil.


Falemos um pouco sobre o jogador: saindo de Ole Miss, o ex-Rebels estava cotado como o número #1 da sua posição, além de provável escolha no Top 5. Com 1,96m e 138kg, Tunsil seria uma âncora na linha ofensiva de qualquer time.


O vídeo

Chegamos na noite de 28 de abril de 2016, a exatos seis anos. Minutos antes do início do evento.


Um vídeo surreal do offensive tackle fumando maconha em um bong foi postado em seu Twitter pessoal e apagado minutos depois. Os jornalistas Mike Leslie, da WFAA e Jason Wolf, do USA Today, postaram prints e screenshots do vídeo onde mostrava Tunsil usando o bong acoplado a uma máscara.

Foto: New York Post

Tunsil alegou que sua conta havia sido hackeada e que as imagens eram de anos atrás. Mas o estrago estava feito: Tunsil começou a cair no board e algumas equipes deixaram o jogador passar, como é o caso do Baltimore Ravens, que optou por selecionar Ronnie Stanley na 6ª escolha geral, e do Tennessee Titans, que escolheram Jack Conklin na 8ª escolha.


Ravens, 49ers, Titans, Bears, Giants, Buccaneers e Saints passaram Tunsil no board. O jornalista Jason Cole, do Bleacher Report, disse que Tunsil deveria despencar “e muito” após o vídeo.

Laremy Tunsil posa para fotos ao lado do comissário da NFL Roger Goodell durante o Draft 2016 da NFL (Foto: Jon Durr/Getty Images)

O fim da história

No fim, Laremy Tunsil foi selecionado com a 13ª escolha geral pelo Miami Dolphins. Ele perdeu alguns milhões de dólares de contrato, mas teve uma boa temporada de calouro. Hoje, é tido com um sólido offensive tackle e nome de destaque nos Texans.


Em 2019, Tunsil, o wide receiver Kenny Stills ‎e uma escolha da 4ª rodada foram trocados para ‎‎Houston em troca de duas escolhas de 1ª rodada, uma escolha de 2ª rodada, ‎‎Johnson Bademosi‎‎, e ‎‎Julien Davenport‎.


Desde então, o jogador nunca mais se envolveu em polêmicas extracampo. E recentemente, Tunsil anunciou que o polêmico vídeo seria convertido em uma NFT.

"Estou oficialmente seguindo em frente e colocando esse momento no passado”, disse em seu Twitter.

Uma parte dos lucros será repassada para o Last Prisoner Project, projeto que apoia os encarcerados por crimes de cannabis.


30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page