top of page

Histórias da Rodada: Semana 10



Mais um técnico caiu: como a temporada dos Colts será daqui em diante?

O Indianapolis Colts estava cotado, ao início da temporada de 2022, para ser um dos melhores times da NFL. Era um elenco com vários nomes talentosos, tanto no ataque quanto na defesa, uma comissão técnica que não era considerada ruim, e para muitos faltava apenas um bom quarterback para liderar esse time ao título da AFC Sul e aos playoffs. A troca por Matt Ryan, então, seria a resposta, a peça que faltava para alcançar esses objetivos.


A temporada começou e nenhuma das previsões positivas em relações aos Colts foi concretizada; pelo contrário, o time foi se afundando em várias derrotas e performances ruins (coletivas e individuais). E apesar de vitórias improváveis (contra os Chiefs, por exemplo) foi ficando cada vez mais distante o sonho de conquistar o título da divisão e chegar aos playoffs.


As mudanças já começaram com a lesão de Ryan e a decisão de dar a titularidade da posição de quarterback ao basicamente calouro Sam Ehlinger, ao invés de darem o posto ao veterano Nick Foles. Então, após a sonora derrota por 26 x 3 contra os Patriots, Frank Reich, então Head Coach da equipe, foi mandado embora. Quem assume o time agora, para a surpresa e incredulidade geral, é Jeff Saturday.


Saturday não tem nenhuma experiência como técnico, seja na NFL ou no College, mas a torcida dos Colts está familiarizada com seu nome: ele foi o center da equipe durante 13 de suas 14 temporadas na liga (jogou nos Packers por um ano), jogando inclusive com Peyton Manning, e aposentou-se da NFL em 2013.


Entre diversos membros da comissão técnica, a decisão do dono da franquia, Jim Irsay, de dar o cargo de Head Coach interino a um ex-jogador sem experiência com essa função é no mínimo estranha. Para piorar todas as dúvidas, foi anunciado que o novo coordenador ofensivo (ou seja, quem irá chamar todas as jogadas do ataque) será Parks Frazier, que atuava como coordenador de jogo aéreo e treinador assistente de quarterbacks; Frazier também não tem nenhuma experiência em sua nova função.


As expectativas com os Colts já estavam baixas, após essas decisões a tendência é que elas diminuam ainda mais. Porém a atenção estará sobre o desempenho do time daqui pra frente, e as especulações sobre o futuro da franquia já estão a todo vapor. O desafio da rodada para esse novo time dos Colts será contra os Raiders, que não estão muito bem na temporada também. Será que os Colts vencem, calando um pouco as críticas sobre a contratação de Saturday e a nomeação de Frazier? Ou então, utilizando a gíria esportiva, o tank está mais forte do que nunca?


Cada vez mais QB1: Fields é (atualmente) o melhor quarterback da classe de 2021

Trevor Lawrence, Zach Wilson, Trey Lance, Justin Fields e Davis Mills são os principais quarterbacks da classe do Draft de 2021. Lance foi o único que não foi titular em sua primeira temporada, enquanto os demais assumiram a posição em algum momento da temporada (seja desde o princípio ou não) e ali ficaram até o final. Nenhum deles teve uma temporada maravilhosa, mas Fields era um dos mais criticados.


Conforme a temporada de 2022 se aproximava a expectativa era de que todos esses quarterbacks teriam uma melhora na performance (por amadurecimento, por uma nova comissão técnica, pelo elenco de apoio ao seu redor, ou então todas as alternativas anteriores), mas, novamente, a menor fé era depositada em Fields.


E quando a temporada efetivamente começou, nas primeiras semanas, parecia que essa expectativa negativa sobre o jovem quarterback estava se concretizando. Não apenas os Bears estavam realmente jogando mal, como esperavam, mas Fields também não estava jogando bem. Em mais de uma ocasião não era possível apenas culpar o seu elenco de apoio (linha ofensiva e os recebedores), pois ele errava passes em que seu alvo estava completamente livre, segurava demais a bola e era derrubado ou então tomava decisões bem ruins.


Lawrence, Wilson (que começou a temporada machucado), Lance (que acabou se lesionando logo no começo da temporada) e Mills também não deram um imenso salto de produção, mas eram considerados melhores que Fields.


Entrando na semana 10 esse não é mais o caso. Agora Fields pode ser considerado como o melhor quarterback da classe de 2021. Nas últimas semanas ele está jogando muito melhor, auxiliado por chamadas ofensivas que complementam seu estilo de jogo, mas também é muito mérito do próprio jogador, que demonstra cada vez mais que está evoluindo. Ainda, na última partida, que acabou em derrota por 35 x 32 contra os Dolphins, Fields quebrou e estabeleceu um novo recorde para o número de jardas corridas por um quarterback em uma única partida (178).


Os Bears não tem recorde positivo, e não são um time para vencer a divisão ou chegar aos playoffs agora, mas o jeito que Fields está jogando deve deixar o torcedor esperançoso para um futuro bem melhor e mais competitivo da franquia, sendo liderada por seu jovem e cada vez mais promissor quarterback.


Packers e Rams podem ficar de fora dos playoffs (não, não é piada)

Parece que toda semana estamos levantando o mesmo questionamento: você alguma vez cogitou, antes da temporada começar, que Green Bay Packers e Los Angeles Rams estariam com recordes negativos e fora dos playoffs quando a primeira metade da temporada chegasse?


Entrando na semana 10, esse é o cenário que ambos times estão vivendo e, honestamente falando, as chances de ficarem fora dos playoffs e de deterem recorde negativo ao final da temporada só vão aumentando. Os Rams são os terceiros dentro da NFC Oeste, enquanto os Packers estão no segundo lugar na NFC Norte, e nenhum deles tem um caminho fácil se quiserem chegar ao topo.


Os Rams estão longe do time que foi campeão do Super Bowl em Fevereiro. O ataque não funciona da mesma forma produtiva que antes, mesmo que Cooper Kupp ainda coloque estatísticas absurdas, a presença de Allen Robinson não está fazendo grande diferença e o desempenho da linha ofensiva parece estar em queda livre. A defesa de Aaron Donald e Jalen Ramsey, que poderia ser uma salvação para a equipe, também não está conseguindo se impor como era o esperado. O time ou cede a virada no placar ou então se coloca em uma posição em que precisa correr muito atrás para tentar a vitória e acaba saindo derrotado. Seu adversário da semana é o Arizona Cardinals, e a boa notícia é que não apenas uma das vitórias dos Rams veio contra essa equipe como também o time de Arizona está tão cambaleante quanto a equipe da Califórnia.


Já os Packers estão com inúmeros problemas, seja no ataque, na defesa ou na comissão técnica. E, dando enfoque para o ataque, já não é mais possível usar a velha desculpa de que o corpo de recebedores do time é ruim e não ajuda seu quarterback: Aaron Rodgers tem tanta culpa pelo péssimo desempenho da equipe quanto os outros fatores, e não ter os melhores wide receivers e tight ends para passar a bola já não é mais uma desculpa viável para defender sua atuação ruim. Rodgers não está nem perto do nível que jogou nas últimas temporadas, que lhe renderam o prêmio de MVP, o ataque de Green Bay não está fluindo, e a defesa, que teria ser o ponto alto do time (no início da temporada cotada para ser Top 5-10 da NFL) também não faz o melhor trabalho do mundo. Para piorar, o time ainda perde por lesões jogadores que estavam contribuindo de forma positiva, como Rashan Gary (fora da temporada). Alcançar os Vikings será uma tarefa bem complicada, considerando como ambos os times estão jogando, então o melhor que Green Bay pode fazer é lutar por uma vaga via Wildcard. As 5 derrotas consecutivas, para times que, na teoria, seriam inferiores aos Packers, está pesando bem contra, e o adversário da semana, o Dallas Cowboys de Dak Prescott, não vai facilitar a quebra dessa sequência de derrotas.


Partidas para ficar de olho


Buffalo Bills x Minnesota Vikings

Esse jogo tem tudo para ser um grande confronto, com dois dos melhores times da NFL batalhando entre si.... se Josh Allen jogar no domingo. O quarterback dos Bills sofreu uma lesão no ombro que pode fazer com que ele perca alguns jogos; por enquanto o Head Coach Sean McDermott declarou que avaliarão a lesão “dia a dia” e se será possível que Allen jogue essa semana. Bills x Vikings com Allen no comando dos Bills será um jogo com grandes expectativas, principalmente ofensivas, mas se chegar domingo e o jogo tiver Case Keenum como titular dos Bills, a expectativa do confronto vai despencar e a tendência de vitória dos Vikings aumenta bastante. Veremos qual quarterback estará em campo pelo time de Buffalo.


Tampa Bay Buccaneers x Seattle Seahawks

Voltamos para os jogos internacionais, ainda na Europa, mas dessa vez na Alemanha; será a primeira vez que o país receberá uma partida da NFL. Os Bucs conseguiram interromper a sequência de derrotas com uma virada no placar no minuto final contra os Rams, mas o nível do jogo não foi muito alto, e uma vitória não é sinônimo de que a temporada de Tampa Bay vai dar uma reviravolta daqui em diante; mesmo assim, não é bom subestimar Tom Brady. Os Seahawks, por sua vez, estão cada vez melhores, jogando muito bem nos dois lados da bola, Geno Smith fazendo um excelente trabalho e o time ainda conta com dois candidatos ao prêmio de calouro do ano: Kenneth Walker representando o ataque e Tariq Woolen representando a defesa. Tem tudo para ser um confronto bem interessante.


Los Angeles Rams x Arizona Cardinals

Falamos acima sobre a situação dos Rams nessa temporada, mas para resumir: não está nada boa. Porém os Cardinals também não estão indo bem e a cada derrota cresce a expectativa da demissão do Head Coach Kliff Kingsbury, que pouco fez para ajudar o time a alavancar desde que chegou para comanda-lo. Os recordes de ambas equipes estão negativos, mas isso significa que ambos devem partir para o confronto desesperados em busca da vitória, e serem rivais de divisão muito possivelmente adicionará uma dose de ânimos “exaltados” na partida. O vencedor dessa partida conseguirá respirar um pouco mais aliviado, mas o perdedor vai continuar afundado dentro do poço e será cada vez mais difícil de sair dele.


San Francisco 49ers x Los Angeles Chargers

Os 49ers detém o recorde 4-4, jogando bem tanto no ataque quanto na defesa. A presença de Christian McCaffrey no backfield dos Niners adicionou mais um elemento para as defesas adversárias se preocuparem, e ainda mais dinamismo a um ataque já bem dinâmico. Para ajudar mais a equipe de San Francisco, que acaba de voltar da Bye Week, vários jogadores antes lesionados podem estar de volta a campo. Os Chargers podem não estar tendo as vitórias mais bonitas, mas ainda assim são vitórias e estão 5-3 na temporada, algo impressionante ao se considerar a quantidade de lesões que o time está enfrentando desde que a temporada começou, e lesões de jogadores bem importantes. Apesar da ausência dos melhores recebedores, Justin Herbert e Austin Ekeler conseguem fazer esse ataque funcionar, e a defesa e o Special Team fazem sua parte para assegurarem a vitória. Quem levará a melhor no Sunday Night Football: os Chargers de Herbert ou os 49ers de Jimmy Garoppolo?


Qual é o cronograma da rodada?


Quinta-feira, 10 de Novembro

- Carolina Panthers x Atlanta Falcons – 22h15 (transmissão em português na ESPN 2)


Domingo, 13 de Novembro

- Tampa Bay Buccaneers x Seattle Seahawks – 11h30, Alemanha (transmissão em português na ESPN 2)

- Chicago Bears x Detroit Lions – 15h

- Miami Dolphins x Cleveland Browns – 15h

- Tennessee Titans x Denver Broncos – 15h

- Buffalo Bills x Minnesota Vikings – 15h (transmissão em português na ESPN 2)

- New York Giants x Houston Texans – 15h

- Kansas City Chiefs x Jacksonville Jaguars – 15h (transmissão em português na ESPN 4)

- Pittsburgh Steelers x New Orleans Saints – 15h

- Las Vegas Raiders x Indianapolis Colts – 18h05 (transmissão em português na RedeTV)

- Los Angeles Rams x Arizona Cardinals – 18h25 (transmissão em português na ESPN 4)

- Green Bay Packers x Dallas Cowboys – 18h25 (transmissão em português na ESPN 2)

- San Francisco 49ers x Los Angeles Chargers – 22h20 (transmissão em português na ESPN 2)


Segunda-feira, 14 de Novembro

- Philadelphia Eagles x Washington Commanders – 22h15 (transmissão em português na ESPN 2)


Times em Bye Week: Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, New England Patriots, New York Jets



Fotos: Reprodução The Boston Globe, NBC Sports, Dairyland Express, Los Angeles Times, Democrat & Chronicle, The Seattle Times, Turf Show Times, PFF

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page