top of page

Histórias da Rodada: Semana 14



Brock Purdy herdando o time e o recorde de Jimmy Garoppolo: até onde ele levará os 49ers?

Quando Jimmy Garoppolo se lesionou logo no início do jogo contra os Dolphins no domingo passado Brock Purdy precisou assumir como quarterback titular pelo restante da partida. Parecia que a receita para o desastre estava pronta. Exceto que Purdy, o “Mr. Irrelevant” do Draft de 2022 (o último jogador a ser escolhido), fez uma atuação pra lá de boa e, auxiliado pela grande atuação defensiva do seu time, conseguiu levar os 49ers a uma vitória improvável por conta das circunstâncias.


Inicialmente acreditava-se que Garoppolo precisaria ser operado e perderia o restante da temporada, porém as últimas notícias são bem mais positivas: apesar de ter quebrado o pé, a lesão não é tão séria quanto se imaginava e há uma chance de que ele possa retornar em 7-8 semanas, caso ocorra tudo bem. Nesse cenário positivo há a possibilidade dele voltar ao time para os playoffs, entre o Divisional Round e o NFC Championship Game.


Claro, isso depende do desempenho dos Niners na reta final da temporada. O time segue na liderança da NFC Oeste, com os Seahawks encostados logo atrás e sendo a única ameaça para roubar o título da divisão. Muito provelmente os 49ers estarão nos playoffs, seja como campeões de divisão ou entrando pelo Wildcard, mas para isso o time precisa manter a boa sequência de vitórias, e isso dependerá de seu mais novo e calouro quarterback.


Purdy contará com ajuda da melhor defesa da NFL na temporada, o que com certeza facilitará bastante sua vida. Além disso, quem chamará as jogadas para ele executar é Kyle Shanahan, uma das melhores mentes ofensivas nos últimos tempos da liga. E, como a cereja do bolo, o elenco de apoio que o quarterback terá será um dos melhores também: Deebo Samuel, Brandon Aiyuk, Christian McCaffrey e George Kittle são os principais playmakers desse time, e há mais nomes para auxiliar Purdy nessa titularidade inesperada.


E dando os devidos méritos, Purdy fez uma atuação muito melhor do que o imaginado em sua estreia surpresa contra os Dolphins, recebendo vários elogios de seu técnico e companheiros de elenco. O time está dando uma grande demonstração de confiança no quarterback, visto que vão mantê-lo como titular daqui para frente.


A sequência de jogos para os 49ers será a seguinte: Buccaneers, Seahawks, Commanders, Raiders e Cardinals. Dois rivais de divisão, um Raiders que está se encontrando na temporada e dois times que possivelmente estarão nos playoffs da NFC também. É uma sequência interessante, nem fácil ou difícil demais. Dará um final de temporada emocionante para a equipe e sua torcida, com certeza. Veremos como será o desempenho do time daqui para frente, com todos os olhos voltados para o desempenho de Purdy agora. Ele já cimentou uma base para si com a vitória da semana passada, será que seguirá construindo sua boa reputação nos próximos jogos?


Baker Mayfield nos Rams: relativamente benéfico para ambos os lados


Bom, a essa altura podemos de fato afirmar que o experimento Baker Mayfield no Carolina Panthers foi um grande fracasso: após somente 6 jogos como titular, sendo inclusive colocado no banco devido ao mau desempenho, Mayfield solicitou aos Panthers sua dispensa, e o time liberou o jogador para as waivers da NFL, de modo que ele pudesse procurar uma nova equipe para o final da temporada. O timing inclusive acabou sendo bom para o quarterback, considerando as últimas lesões de quarterbacks na liga: era provável que ele fosse reivindicado por algum time.


O Los Angeles Rams então trouxeram Mayfield para o elenco, o que é um movimento relativamente bom para os dois lados.


Para os Rams, considerando que Matthew Stafford não jogará mais nessa temporada por conta de uma lesão na medula espinhal, Mayfield pode oferecer uma possível (mas nada garantida) melhor atuação de quarterback para a equipe, melhor do que John Wolford ou Bryce Perkins podem oferecer. E se Mayfield não desempenhar bem, a equipe não briga por playoffs nessa temporada mesmo, então as expectativas já estarão naturalmente baixas. O máximo que podem fazer é tentar atrapalhar a vida dos adversários.


Para Mayfield, porém, é outra possível chance para tentar assegurar um emprego para a próxima temporada. Com os Panthers ele já perdeu sua chance, então o que pode tentar fazer agora é torcer para assegurar a titularidade provisória nos Rams e mostrar algum serviço nessa reta final de temporada. Ele será free agent na próxima temporada e é bem possível que não consiga mais ser titular na liga, mas pode tentar arrumar uma vaga como reserva. Essa pode ser, agora de fato, sua última chance como titular na NFL. O problema é que ele chega no time dos Rams que vive uma situação bem pior que a dos Panthers: a linha ofensiva é bem ruim e os melhores recebedores (Cooper Kupp e Allen Robinson) não jogam mais na temporada.


Será que Mayfield consegue ter uma redenção final?


It’s Ridder's time!

Desmond Ridder, da Universidade de Cincinnati, foi o segundo quarterback a ser escolhido no Draft de 2022, na terceira rodada, pelo Atlanta Falcons.


Marcus Mariota seria o titular ao começo da temporada, o Head Coach Arthur Smith já havia declarado durante o Training Camp, e Ridder teria o seu tempo para amadurecer e evoluir seu jogo sem maiores pressões. Provavelmente o calouro entraria como titular somente em caso de lesão ou se Mariota estivesse jogando muito mal.


Pois bem, avançando na temporada, os Falcons não são o melhor time do mundo, mas conseguiram arrancar algumas vitórias e atuações boas. E, incrivelmente, ainda podem arrancar a liderança da divisão dos Buccaneers e se classificarem aos playoffs (as chances são baixas, mas a matemática ainda está a favor). O problema é que Mariota não está desempenhando bem na temporada e por mais que ocasionalmente faça um jogo bom e eficiente os erros tem pesado bem contra sua manutenção como titular da equipe. Os pedidos pela entrada de Ridder como titular não começaram somente na semana passada.


E enfim tais pedidos foram atendidos. Ridder acaba de ser confirmado como titular dos Falcons para o jogo da semana que vem (a equipe está de Bye Week essa semana, portanto não joga). O timing acaba sendo ótimo, pois Ridder terá tempo para se ambientar e acostumar com o ataque titular dos Falcons e as chamadas ofensivas.


E nessa reta final de temporada, pode acabar sendo ótimo para o time ter um novo quarterback, para ver se é possível injetar um ânimo novo na equipe para tentar uma corrida final (difícil, mas ainda impossível) pela pós-temporada. Ou, se as esperanças de playoffs de fato se perderem, será a chance da equipe se avaliar Ridder como seu possível quarterback do futuro.


Partidas para ficar de olho


Los Angeles Chargers x Miami Dolphins

Duelo entre dois dos promissores jovens quarterbacks da liga, e os olhares estarão sobre Justin Herbert e Tua Tagovailoa, e na forma como eles jogarão e liderarão seus respectivos ataques. Tagovailoa sofreu uma lesão no tornozelo na derrota para os 49ers, mas por enquanto não há comentários sobre seus status para o Sunday Night Football. Caso seja Tagovailoa jogando, as expectativas tendem para um jogo bem mais disputado e empolgante, porém não podemos descartar a possibilidade dele não jogar, para não agravar a lesão. Veremos qual será a decisão tomada por Mike McDaniel para domingo. Agora, para os Chargers esse jogo é muito importante: uma vitória significa manter as esperanças de vaga nos playoffs vivas, e uma derrota complica bastante a vida da equipe da Califórnia.


New York Giants x Philadelphia Eagles

Primeiro encontro do ano entre Giants e Eagles, e a expectativa é ser um jogo interessante, principalmente ao considerar que os Giants estão sendo uma equipe bem mais competente e até competitiva nessa temporada. Pode ser que os Eagles tenham um jogo fácil, considerando o ataque dinâmico e a defesa forte que força vários turnovers, mas também pode ser que os Giants ofereçam mais resistência e tornem o jogo mais disputado e empolgante. Será que a defesa de Nova York consegue segurar Jalen Hurts, Miles Sanders, AJ Brown, DeVonta Smith e companhia? E será que Daniel Jones e Saquon Barkley conseguem fazer algum estrago essa defesa de Philadelphia?


San Francisco 49ers x Tampa Bay Buccaneers

Ambos times vem de vitória e os dois buscam assegurar suas vagas nos playoffs como campeões de divisão. Os Buccaneers sofreram durante a partida contra os Saints até o último quarto, quando Tom Brady adicionou mais um drive para a vitória em sua carreira; ainda assim, seguem os problemas com o ataque dos Bucs, sobretudo com a falta de produtividade do jogo terrestre. Esse ataque inconsistente lidará com a melhor defesa da NFL, e esse matchup está favorecendo bem mais os 49ers. Os Niners, por sua vez, terão o novato Brock Purdy comandando o ataque: Purdy já fez um bom trabalho contra os Dolphins, não comprometendo o jogo, será que ele pode repetir a atuação para ajudar seu time a vencer a partida contra Tampa?


Buffalo Bills x New York Jets

Bills e Jets já se encontraram nessa temporada, com uma surpreendente vitória dos Jets por 20x17. Embora os Bills sejam os favoritos para vencerem a AFC Leste nada está decidido ainda e os Jets já saíram na vantagem do confronto direto. Josh Allen não está mais sendo tão cotado para o prêmio de MVP, mas ainda assim comanda um ataque forte e sua conexão com Stefon Diggs é uma das melhores da liga; será que a defesa dos Jets consegue conter ambos da mesma forma que fez no primeiro confronto entre as equipes, forçando erros e turnovers? Por sua vez, os Jets agora tem a “lenda” Mike White como quarterback titular, que não fez um jogo tão glamuroso contra os Vikings e o time verde de Nova York acabou saindo com a derrota. Será que White volta a ter aquelas suas performances surpreendentes?


Qual é o cronograma da rodada?


Quinta-feira, 8 de Dezembro

- Los Angeles Rams x Las Vegas Raiders – 22h15 (transmissão em português pela ESPN 2)


Domingo, 11 de Dezembro

- Detroit Lions x Minnesota Vikings – 15h

- Pittsburgh Steelers x Baltimore Ravens – 15h

- Cincinnati Bengals x Cleveland Browns – 15h

- Buffalo Bills x New York Jets – 15h (transmissão em português pela ESPN 4)

- Dallas Cowboys x Houston Texans – 15h

- New York Giants x Philadelphia Eagles – 15h (transmissão em português pela ESPN 2)

- Tennessee Titans x Jacksonville Jaguars – 18h05

- Denver Broncos x Kansas City Chiefs – 18h25 (transmissão em português pela ESPN 4)

- Seattle Seahawks x Carolina Panthers – 18h25 (transmissão em português pela RedeTV)

- San Francisco 49ers x Tampa Bay Buccaneers – 18h25 (transmissão em português pela ESPN 2)

- Los Angeles Chargers x Miami Dolphins – 22h20 (transmissão em português pela ESPN 2)


Segunda-feira, 12 de Dezembro

- Arizona Cardinals x New England Patriots – 22h15 (transmissão em português pela ESPN 2)


Times em Bye Week: Atlanta Falcons, Chicago Bears, Green Bay Packers, Indianapolis Colts, New Orleans Saints, Washington Commanders




Fotos: Reprodução The Big Lead, Rams Wire – USA Today, Yahoo! Sports, Los Angeles Chargers, Bleeding Green Nation, ESPN, Bills Wire – USA Today

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page