top of page

Hora da decisão: Kicker também é gente! Top 5 Melhores Kickers da História

Falar sobre posicionamento dos jogadores na NFL nunca é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando trata-se de um papel não recorrente em campo durante um jogo. Afinal, na maioria dos esportes, um elenco que inicia um jogo, apesar das substituições ao longo da partida, permanece com os mesmos componentes estruturais até o fim.


Mas, e se dissermos que existe um jogador para momentos específicos e que é capaz de não apenas ter o papel de chutar a bola, mas também decidir o destino de uma partida inteira através desse chute? Essa é a importância de um placekicker, ou apenas kicker, dentro da liga de futebol americano.



Classificados na lista do special teams (time de especialistas), esses jogadores são preparados exclusivamente para exercer tal papel como parte do terceiro setor das equipes, vistos apenas em momentos específicos assim como o punter.


Sua função, apesar de simples e, a princípio, nada enigmática comparada a de um jogador que passa a maior parte do tempo em campo, faz com que eles sejam responsáveis por um dos principais chutes da partida: o field goal. O field goal ocorre quando não há mais possibilidade de avanço pelo jogo terrestre ou passes (normalmente em uma quarta descida) e a bola é chutada para o gol, a fim de obter 3 pontos. O jogador também é responsável pelo extra point, que é o chute que vale um ponto extra após o touchdown.


O kicker também realiza o chute inicial de cada partida chamado kickoff, o que costuma ser a famosa "palhinha" do que se pode esperar desses caras e suas proezas que vão muito além de um movimento, mas um conjunto de elementos que pode tanto ajudar quanto atrapalhar seu time, principalmente diante das condições climáticas do lugar em que acontece a partida. Se não houver um bom trabalho físico e mental, a obtenção de sucesso é praticamente nenhuma, pois não é apenas um trabalho de força, mas sim a segurança e concentração para obtenção de um ponto decisivo e, muitas vezes, a vitória, o que acaba por aumentar a pressão e a tensão dessa parte do elenco.


Veja agora algum dos jogadores que se destacaram nessa posição:


1. Justin Tucker


Jogando pelo Baltimore Ravens desde 2012, é incontestável que Justin Tucker é um dos kickers mais bem sucedidos da NFL, destacando-se pela sua precisão em chutes que o levam a uma porcentagem de 90,7% de acertos. Afinal, ninguém é perfeito.


De suas tentativas de field goal em uma temporada, ele perdeu apenas 4 de 375 tentativas de extra point. O atleta protagonizou um recorde durante a temporada 2021/2022 com o chute mais longo da história da liga, que entregou merecidamente a vitória dos Ravens sobre o Detroit Lions faltando apenas 3 segundos para o fim da partida, quando chutou certeiro em uma distância de 66 jardas, ultrapassando a marca de 64 jardas de Matt Prater em 2013 que jogava pelo Arizona Cardinals.


2. Stephen Gostkowksi


Sem previsão de aposentadoria como parte da free agent, Stephen Gostkowski jogou pelo Tennessee Titans com aproveitamento de 86,3% em field goals, passou 13 anos de sua vida em New England com rendimento de 87,4%, entrando no top 5 dos mais eficientes em field goals, superando Adam Vinatieri como o maior artilheiro de todos os tempos.


3. Adam Vinatieri


Com quatro Super Bowls em sua carreira, Adam Vinatieri jogou pelo New England Patriots e Indianapolis Colts reunindo uma porcentagem de 83,8% de acertos em field goals em 23 anos históricos de carreira que se encerraram em 2019, quando anunciou sua aposentadoria cercada de glórias por simplesmente definir três títulos do Patriots, sendo um deles nas condições dificultosas da neve em Foxboro, e também um pelos Colts.


Descrito como um dos melhores kickers da NFL, Adam está mais que cotado para entrar para o Hall da Fama no futuro.


4. Matt Stover


Com passagem pelo New York Giants, Cleveland Browns e Indianapolis Colts, foi jogando pelo Baltimore Ravens de 1996-2008 que Matt Stove consagrou seu nome com aproveitamento de 83,7% em field goals, idealizado para a lista de integrantes de um time imbatível dentro da NFL e acumulando em seu histórico dois títulos, sendo um pela equipe o qual consagrou-se e o outro pelo Giants em 1991.


5. Jason Hanson


Com a porcentagem de aproveitamento de 82,4% em field goals, Jason Hanson jogou nada menos do que 20 anos pelo Detroit Lions, convertendo pontos de 40 ou mais jardas em toda a história com 189 acertos, o que o torna um recordista na posição e em decisões que esteve a frente por nove vezes em prorrogação, levando os Lions a introduzi-lo no Ring of Honor.


Fotos: Reprodução NFL, Ebony Bird, Ge.globo, Sky Sports, Russell Street Report, SB Nation Detroit

18 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page