top of page

O Futebol Americano no mundo de “Os Simpsons”

Atualizado: 9 de mar. de 2022

Para quem é fã da família amarela, isso não é novidade. Fato é que os queridos personagens de “Os Simpsons” são fãs do futebol americano e essa relação tem sido retrata em seus episódios desde as primeiras temporadas.


O primeiro episódio em que o futebol americano é protagonista é o Ep.13 da Temporada 3: Lisa Palpiteira. Nesse episódio, Lisa e Homer se aproximam quando Lisa mostra um talento em acertar o ganhador dos jogos da NFL para que Homer possa apostar dinheiro. No entanto, ao perceber que o interesse de Homer é em seus palpites e não em sua companhia, Lisa se decepciona. Como era de se esperar, eles se acertam no final e voltam a ter uma relação de pai e filha após o Washington vencer a partida. No ano de 1992, o campeão foi, de fato, o time de Washington.



Depois dessa primeira referência, o futebol americano passa a permear vários episódios em temporadas diversas. Descobrimos que o Homer é torcedor do Dallas Cowboys, quando ele revela no Ep. 2 da Temporada 8 que o sonho da sua vida é ser o dono da franquia. No final do episódio, Homer se mostra decepcionado ao ganhar de presente a franquia do Denver Broncos como um consolo.



Depois disso, temos várias aparições da bola oval. Como a ocasião em que Homer se propõe a treinar o time do Springfield Pee Wee e coloca o Bart em situações constrangedoras por ser filho do técnico (Ep. 7, Temporada 9). Ou o episódio em que a turma do bar do Moe tenta assistir ao Super Bowl com ingressos falsos e descobrimos que o time do coração do Moe é o Atlanta Falcons; e Bart quase recebe um passe do próprio Dan Marino, que é interceptado por Homer (Ep. 12, Temporada 10).


Na temporada 17, episódio 16, Springfield quase ganha um novo time de futebol americano que integraria a NFL. Ao ouvir na televisão que a liga estava buscando uma nova cidade para se expandir, Homer decide projetar seu próprio time: o Springfield Meltdowns. Ele chega a ganhar a disputa com Los Angeles, mas devido à uma confusão com o presidente da liga, acaba não se concretizando.


No entanto, um grande mito urbano que permeia a série é sua capacidade de “prever” o futuro. Um dos exemplos é a semelhança encontrada pelos fãs entre o show da Lady Gaga e a animação (Ep. 22, Temporada 23, 2011) com a performance da artista no show do intervalo do Super Bowl em 2017.



Ao invés de “prever” os resultados, será que a família amarela tem o pé frio? Muitos acreditaram que o resultado do Super Bowl mostrado na TV de Homer no primeiro episódio da temporada 17 era um presságio. A imagem mostrava uma vitória de Denver contra Seattle por 19 à 14. Quando o confronto realmente aconteceu, Seattle levou a melhor se consagrando o campeão do Super Bowl (2014) por 43 à 8.


Em 2022, houve muita especulação acerca de uma nova suposta previsão do resultado do Super Bowl. Infelizmente, a maioria das imagens que circularam nas redes sociais foram manipuladas e não condiziam com o episódio em questão. Trata-se do episódio 8 da Temporada 16 em que Homer é convidado a produzir o show do intervalo depois que suas danças malucas viralizam entre os atletas que querem comemorar suas conquistas em alto estilo. A única imagem real é a que Homer aparece com a mensagem “Go Bengals” escrita na barriga. Já sabemos que os Bengals não levaram o troféu Vince Lombardi para casa.



Por fim, um episódio que discute uma outra faceta do mundo do futebol americano é o episódio 5 da temporada 25, em que Lisa incentiva as líderes de torcida dos Átomos a lutar por condições mais dignas de trabalho. Recentemente, as líderes de torcida da liga chegaram às manchetes trazendo à luz suas condições de trabalho. Você pode conferir mais detalhadamento sobre o assunto numa outra matéria: "Um universo paralelo na Sideline: o palco e os bastidores das Cheerleaders", aqui mesmo no portal.


Fotos: Reprodução Star+ /Wikisimpsons/Revista Monet/Globo Esporte/Unicórnio Hater/IMDb

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page