top of page

Precisamos falar sobre Deshaun Watson



Deshaun Watson tem aparecido frequentemente nas manchetes de notícias sobre a NFL. Mas, antes de falarmos sobre ele, é importante mencionarmos alguns fatos que aconteceram nos últimos tempos e que suscita reflexão dos torcedores.


No ano passado, o atleta Calvin Ridley, do Atlanta Falcons, foi suspenso por, pelo menos, uma temporada inteira por apostar em jogos da NFL pelo celular no período em que estava afastado por motivos de doença. A liga alegou conduta imoral e inapropriada.


Em 2010, Ben Roethlisberger, quarterback do Pittsburgh Steelers, foi suspenso por seis jogos por ter sido acusado de assédio sexual por uma universitária de 20 anos, em uma boate na Geórgia. Apesar do processo não ter sido de fato instaurado, Roethlisberger não recebeu salários durante a suspensão. O prejuízo estimado foi de cerca de US$ 2,8 milhões para o jogador.


O Running Back Ezekiel Elliott, do Dallas Cowboys, foi suspenso pela NFL e perdeu as 6 primeiras partidas de sua equipe na temporada regular de 2017, por estar sendo investigado após sua ex-namorada acusá-lo de agressão física. Apesar das autoridades legais de Columbus, Ohio, cidade na qual teria ocorrido a agressão, terem decidido não levar adiante a queixa prestada e arquivar o caso por inconsistência nas provas, a NFL optou por puni-lo.


Houve outras suspensões nos últimos anos por condutas e comportamentos inapropriados fora do campo. Como foi o caso das duas suspensões do Antonio Brown, uma por agressão e uma por falsificação do cartão de vacinação.


Em 2021, Deshaun Watson, até então quarterback do Houston Texans, estava sendo investigado por 22 acusações de condutas sexuais inapropriadas. Este ano, as investigações concluíram pelo arquivamento, ou seja, Watson não irá à julgamento no âmbito criminal por insuficiência de provas, mas ainda responde por um processo civil extremamente complicado e sensível.




Não há ainda definições sobre suspensões e punições por parte da liga. Ao invés disso, o atleta acaba de assinar o maior contrato em termos do valor de salário garantido da história da NFL, ultrapassando, inclusive, o teto antes alcançado por Aaron Rodgers, atual MVP (Most Valueble Player). Nesta temporada, Deshaun Watson integrará o time do Cleveland Browns e receberá U$ 230 milhões garantidos.

Após o anúncio da contratação de Deshaun, a liga se pronunciou, afirmando que as investigações acerca do comportamento do atleta fora de campo continuam e podem, sim, terminar em sanções. Por isso, apesar do contrato exorbitante, pode ser que o time de Cleveland comece a temporada sem o seu jogador mais valioso. Aguardemos.




Fotos: Reprodução osu.edu /Wonkhe / The New York Times

49 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page