top of page

Série Lances Icônicos – “The Catch”




A chamada “The Catch” ou “A Recepção” foi uma jogada protagonizada pelo quarterback Joe Montana e pelo wide receiver Dwight Clark, ambos jogadores do San Francisco 49ers. Ocorreu no NFC Championship Game entre 49ers e Cowboys, em 10 de Janeiro de 1982, no estádio Candlestick Park.


A partida estava bem disputada, com ambos times se revezando na liderança do placar. Os Cowboys tinham a vantagem no último quarto, com 27-21, quando chutaram um punt que colocou os 49ers na linha de 11 jardas de seu campo; restavam 4:54 minutos para o final do jogo. Montana e os Niners atravessaram o campo até a linha de 6 jardas do campo de Dallas. A próxima jogada era uma terceira descida para 4 jardas, faltando 58 segundos para o final do jogo.

A jogada a ser executada a seguir era chamada “Change Left Slot – Sprint Right Option”, cujo alvo primário era o wide receiver Freddie Solomon, que já havia marcado um touchdown no jogo com essa mesma jogada; como segunda opção, Montana deveria procurar por Dwight Clark. Mas Solomon escorregou enquanto corria sua rota, arruinando o timing da jogada e fazendo com que a defesa dos Cowboys ajustasse sua marcação sobre o jogador.


Para piorar, o pass rush dos Cowboys colapsou a linha ofensiva dos 49ers, com 3 defensores (Ed “Too Tall” Jones, Larry Bethea e D.D. Lewis), perseguindo Montana que recuava para trás na direção da sideline; parecia certo que ele sairia de campo ou seria “sackado” pela defesa.


Porém Montana conseguiu lançar um passe alto na direção do fundo da endzone, que parecia ir para fora de campo, até que Clark, marcado de perto pelo cornerback Everson Walls, saltou a uma altura impressionante para fazer a recepção com a ponta dos dedos para marcar o touchdown no canto da endzone.


Os 49ers viraram o jogo, 28-27, com 51 segundos restando no relógio, e os Cowboys chegaram a se aproximar do alcance para um possível field goal da vitória, porém o quarterback de Dallas, Danny White, foi “sackado” por Lawrence Pillers e sofreu um fumble, recuperado pelos 49ers. Com isso, bastou Montana ajoelhar duas vezes na bola para garantir a vitória dos Niners.


No documentário America’s Game: The Super Bowl Champions, que tem como foco o time dos 49ers da temporada de 1981-1982, Clark disse em relação à jogada que “Sinto-me honrado que as pessoas ainda estão falando sobre isso, 25 anos depois. Estou honrado por poder fazer parte de uma jogada que foi uma espécie de culminação desta incrível temporada surpreendente.".


É uma das recepções mais famosas e marcantes da NFL, sendo que em 2019, durante a celebração dos 100 anos da liga, a NFL Films classificou a jogada em segundo lugar na lista 100 Greatest Plays. A vitória dos 49ers também representou o fim da dominação dos Cowboys na NFC, que vinha desde 1970, e o início dos Niners como uma dinastia nos anos de 1980.


Além disso, em 21 de Outubro de 2018, os Niners inauguraram uma estátua fora do estádio retratando a jogada: Montana com os braços jogados para o alto, celebrando o touchdown, e aproximadamente 23 jardas adiante Clark está saltando para fazer a recepção.



Foto: Reprodução San Francisco 49ers, ABC7 News, Wikipedia, Niners Nation

Vídeo: Reprodução Youtube/Football Films Archive

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page