top of page

Scouting Combine: o que é e como influencia no Draft.

Muito se fala sobre o Scouting Combine e o Draft, mas nem todos sabem do que se tratam ou, até mesmo, sua real importância. Vamos explicar um pouco dos eventos para acompanha-los na offseason.


O Combine é um evento pré-Draft, no qual são convidados 327 prospectos (jogadores candidatos ao Draft) para participarem de entrevistas, bem como avaliações físicas, clínicas, técnicas e mentais diante dos técnicos e general managers da NFL.


Os convites são feitos aos jogadores que passam a ser elegíveis após três anos do termino do ensino médio. Este tempo faz com que os prospectos melhorem suas habilidades, evitando que suas capacidades não estejam completamente desenvolvidas. Além de fomentar no jogador o empenho nos estudos, garantindo que tenha uma profissão - além da carreira no futebol - através de uma bolsa de estudos.


O evento estabeleceu-se em Indianápolis no ano de 1987, por motivos logísticos: localização central do país, estádio com teto retrátil e um dos melhores sistemas de saúde dos Estados Unidos, capaz de fazer 300 exames de ressonância em pouco tempo, além dos outros exames específicos.


Além de exames físicos dos jogadores, como o antidoping, busca-se o histórico médico detalhado. E não é raro presenciar times desistindo de draftar um jogador por causa de sua propensão à lesões.



Também são feitas as medições, onde são anotados altura, peso, tamanho do braço para jogadores de linha ofensiva, tamanho das mãos para quarterbacks, e assim sucessivamente a cada posição. Cada técnico dá mais ou menos importância a esses detalhes.


Cada time pode agendar uma entrevista formal de 15 minutos com os prospectos que desejarem, ou manter uma conversa informal, sem limite de tempo. Mas a parte mais importante é, sem dúvidas, o teste físico.


Um jogador fica em evidência quando tem um bom desempenho na avaliação física e vários atletas que se destacam nessa categoria são draftados.


Os testes físicos aos quais os jogadores são submetidos são:


  • Tiro de 40 jardas: mede a velocidade e explosão do jogador;


  • Three-cone drill: serve para medir a agilidade e mudança de direção do prospecto;

  • Shuttle run de 20 jardas: Testa agilidade e velocidade mas a técnica aplicada também é importante. Cada jogador é cronometrado para saber quão rápido ele pode ir de 5 jardas lateralmente, depois 10 jardas na direção oposta e terminar as 5 jardas de volta à linha de partida;

  • Shuttle run de 60 jardas: Neste o prospecto corre 5 jardas e volta, depois 10 e volta e por último 15 jardas e volta.

  • Bench press: o jogador faz uma série de supino com carga de 102 kg com o máximo de repetições que conseguir. Além de medir a força em si, é um indicativo do quanto o atleta se dedicou a isso enquanto estava na Universidade.

  • Medidas físicas: cada convidado tem altura, peso, comprimento do braço, tamanho das mãos e percentual de gordura corporal medidos;

  • Salto largo: Semelhante ao salto vertical, este mede o quão longe você pode pular e é o mais importe para os running backs e linebackers;

  • Salto vertical: O prospecto salta com os dois pés o mais alto que puder e é o teste mais importante para recebedores;


Os testes de habilidade são adaptados para a posição específica dos jogadores e a cada ano as expectativas aumentam para que os prospectos quebrem os recordes estabelecidos nos anos anteriores.


Neste ano o Conerback Zyon McCollum, da Universidade de Sam Houston, teve a melhor performance nos testes Three-cone drill e Shuttle run de 20 jardas tendo terminado os teste com os tempos de 6.48 segundos e 3.94 segundos, respectivamente.


Quem também chamou atenção foi o offensive tackle Trevor Penning, da Universidade do Norte do Iowa: pesando quase 150 kg o jogador correu as 40 jardas em 4.89 segundos.


Os 5 destaques gerais desse ano foram, respectivamente:


Kyle Hamilton, Safety, Notre Dame;

Aidan Hutchinson, Defensive End, Michigan;

Evan Neal, Offensive Tackle, Alabama;

Kayvon Thibodeaus, EDGE, Oregon, e

Sauce Gardner, Cornerback, Cincinnati.


Kyle Hamilton

Os resultados no Combine não são, necessariamente, sinal de sucesso ou fracasso na NFL. Muitos jogadores não tem um bom desempenho no dia dos testes mas se saem muito bem durante uma temporada regular.


Os prospectos também são submetidos a outros testes, dos quais:

  • Psicológico: Responsável por avaliar as aptidões não físicas e pontos fortes de um jogador, como a habilidade de tomada de decisão, estilo de aprendizagem, motivação e resposta à pressão. Os resultados deste teste são confidenciais;

  • Avaliação de lesões: Os jogadores passam por raios-X e exames para determinar suas lesões atuais e histórico de lesões;

  • Triagem de drogas: Para verificar se há substancias que não são permitidas na NFL cada prospecto realiza um exame de urina.

Os testes impactam de forma significativa a projeção dos jogadores nessa "entrevista de emprego". Se nas filmagens do College o prospecto - que foi analisado pelas franquias por meses - se mostrou rápido ou com um salto surpreendente, o tiro de 40 jardas e o salto vertical servirão para comprovar isso ou não.


Isso se faz necessário porque algumas faculdades mentem nas fichas de inscrição dos prospectos e alguns treinadores tem pré-requisitos para draftar um jogador: seja um wide receiver medir 1,80m ou um running back com menos de 90 kg. Dessa maneira o Combine é parte do draft e não um evento isolado.


Neste processo os olheiros anotam em uma tabela os resultados dos testes e dão notas aos jogadores e possíveis anotações de "provável de seleção".


O Draft dá às ligas a oportunidade de aprimorar seus times com novos talentos, e a chance de que os jogadores convocados levem seus novos times à glória, e influencia na tomada de decisão das franquias. Para conquistar sua vaga apenas talento não basta, é preciso um certo nível de maturidade e comprometimento dos candidatos.


Você pode acompanhar o Combine, a temporada regular e outros conteúdos exclusivos através do NFL Game Pass.



Fotos: Reprodução NFL, Twitter NFL

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page