top of page

Show do intervalo e suas referências à história do Hip-Hop

Atualizado: 9 de mar. de 2022


No último domingo (13) assistimos ao Super Bowl LVI de Los Angeles Rams contra o Cincinnati Bengals num jogo emocionante. Mas tem um momento onde todo mundo volta seus olhos para esse esporte, e é o HalfTime Show.


Não importa se você acompanha ou não o futebol americano, em algum momento você já ouviu falar do show de intervalo do Super Bowl e suas grandes estrelas.


Tendo uma duração de aproximadamente 15 minutos, a apresentação sempre impressiona os telespectadores com a estrutura e repertório dos cantores. E esse ano foi a vez dos grandes do hip-hop fazerem história.


Foi emocionante ver apenas rapper's se apresentando em Los Angeles, já que Compton, a cidade “berço do rap”, fica no sul do condado de LA, onde surgiram nomes famosos como Dr. Dre. E esse homem é muito importante para nós hoje.


Preste atenção!


Pela primeira vez o show do intervalo contou com 6 artistas no palco: os 5 convidados Dr. Dre, Snoop Dogg, Kendrick Lamar, Mary J. Blige, Eminem e o 50 Cent como participação especial, já que ele não estava listado nem como convidado (fora o Anderson .Paak que fez uma participação especial tocando bateria com Eminem).


Muitos artistas fazem questão de apresentar temas culturais importantes e que sejam relevantes em suas histórias. No SB 50 o sindicato de policiais pediu que Beyoncé fosse boicotada no halftime em razão de sua música ‘Formation’ que faz referência a violência policial, ao que ela respondeu cantando com um traje que simulava a veste do Partido dos Panteras Negras.


Essa contextualização é importante, porque agora vamos focar no acontecimento que foi o HalfTime LVI.


Começamos o show vendo um palco com várias salas que atendiam à performance individual de cada artista, três carros, o mapa de uma cidade desenhado na lona que estava no chão e alguns letreiros que nos fazem entender que ali estava retratado algo muito específico. Mas o que, exatamente?


Dr. Dre e Snoop Dogg deram início as apresentações com a música ‘The Next Episode’ e quando a câmera abre podemos ver um painel luminoso escrito Tam’s, simulando uma lanchonete, e ao lado um outro letreiro onde se lê ‘EVE AFTER DARK’.


Eve after dark era o nome do clube onde Dr. Dre tocava como DJ no início de sua carreira e que serviu de trampolim para os rapper’s da Costa Oeste.


Assim conseguimos entender que os artistas estão fazendo referências à história do hip-hop e ao movimento dos direitos civis. Logo, o painel da Tam’s e os carros fazem referência a um restaurante onde Suge Knight supostamente atingiu um indivíduo com seu veículo, matando-o e o mesmo não contestou a acusação de homicídio voluntário.


Knight é co-fundador e ex-CEO da Death Row Records, gravadora que dominou as paradas de sucesso após o lançamento do álbum de estréia de Dr. Dre, em 1992. Uma singela lembrança daquele que lançou o ‘magnata do rap’ que conhecemos.


Já o letreiro da Eve After Dark diz o seguinte: "Compton Super Bowl LVI apresenta Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige, Kendrick Lamar, Anderson .Paak, 50 Cent".



Outra alusão importante é uma réplica do Monumento dedicado à memória de Martin Luther King, que fica na cidade de Compton.



Quando vemos Snoop Dogg descendo as escadas e entrando na sua sala improvisada vemos uma foto dele com sua mãe Beverly Tate - que faleceu em outubro do ano passado - e também a foto do Snoop se transformando em cachorro, referência do seu clipe ‘Whats my name’.



Após a música solo ‘California Love’ do Dr. Dre, 50 Cent começa sua apresentação de cabeça para baixo! Usando a clássica camisa da G-Unit - grupo de hip-hop fundado por 50 Cent nos anos 2000 - ele canta sua famosa faixa ‘In da Club’.



Então tivemos a participação de Mary J. Blige cantando seus sucessos ‘Family Affair’ e ‘No More Drama’, sendo a primeira música produzida por Dr. Dre.



Na vez de Kendrick Lamar ele brilhou com as músicas ‘m.A.A.d City’ e ‘Alright’.


Seus dançarinos traziam no peito uma faixa escrita “DRE DAY", referência clara à música de Dr. Dre lançada em 1992, no início de sua carreira.


E é nesse momento que podemos ver a lona que forra o campo onde os dançarinos se apresentam: é a cidade de Compton!


Quando chegou a vez de Eminem o estádio foi a loucura. Eminem foi apoiado no início de sua carreira por Dre, que ouviu seu LP e investiu em sua carreira.


Ele apresentou seu sucesso ‘Lose Yourself’ e enquanto ele cantava vemos Dr. Dre comandando a mesa, como fazia na Eve after dark quando era DJ e incentivava os rappers a escreverem suas músicas.



Ao final da música, Eminem se ajoelha fazendo uma homenagem ao ex-QB Colin Kaepernick que foi boicotado após protestar contra a violência policial. Mas isso fica ainda mais emblemático quando Dre se senta ao piano para tocar o sample de ‘I Aint Mad At Cha’ de Tupac.



2Pac foi assassinado em 1966, tendo sido atingido por 4 dos 12 tiros que foram disparados contra ele.


A costa oeste e leste sempre foram rivais no hip-hop, com Tupac e The Notorious Big sempre se atacando em suas músicas. Biggie também foi assassinado em 1997. A paz foi selada no VMA de 1999 quando as mães de Tupac e Big foram convidadas a entregar, junto com Will Smith, o prêmio de Best Rap Moonman a Jay-Z.


Os artistas finalizaram o show cantando ‘Still D.R.E'.

Depois de ter sido duramente criticada desde a saída involuntária de Kaepernick da liga, com grandes nomes da música como Adele, Rihana e Cardi B se recusando a cantar no HalfTime, o evento precisou se contentar com Maroon 5, que não estava no topo da lista da NFL.


Desde então a produção do show foi assumida pela Roc Nation, gravadora do Jay-Z, que levou The Weeknd, JLo e Shakira e agora os artistas que definiram o cenário do hip-hop nos anos 90 liderados por Dr. Dre, que em suas músicas sempre deu a declaração mais poderosa contra o racismo policial.


Isso já foi suficiente para que a polícia de Long Island planejasse boicotar o SB pela escolha de Snoop Dogg, citando músicas que foram rotuladas como depreciativas para a polícia.


Vale lembrar que todos os artistas que se apresentaram devem muito de sua história ao Dr. Dre.


Have Fun!


Assista ao show completo:


Ouça as músicas dos cantores que já passaram pelo HalfTime Show:



Fotos: Reprodução Youtube


23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page