top of page

Série Lances Icônicos – A recepção de Julian Edelman no Super Bowl LI


Ainda sem um nome oficial, mas que já foi referenciada como “Miracle Catch” (“Recepção Milagrosa”), “Insane Catch” (“Recepção Insana”) ou “Incredible Catch” (“Recepção Incrível”), essa jogada foi protagonizada pelo quarterback Tom Brady e pelo wide receiver Julian Edelman, membros do New England Patriots, e pelo cornerback Robert Alford e pelos safeties Ricardo Allen e Keanu Neal, do Atlanta Falcons.


A jogada ocorreu no Super Bowl LI entre Patriots e Falcons, em 5 de Fevereiro de 2017 no estádio NRG Stadium.


O jogo parecia estar encaminhado para a primeira conquista de Super Bowl dos Falcons, indo para o intervalo eles lideravam por 21-3. Os Patriots não conseguiram produzir na campanha inicial após o intervalo e em seguida os Falcons pontuaram para abrir a tão conhecida vantagem de 28-3, com 8m31s restando no terceiro quarto. Naquele momento, as chances de vitória de Atlanta eram de 99.8%.


A maré do jogo começou a mudar a partir daí. Os Falcons passaram a não conseguir mover a bola pelo campo, seja por conta de sacks, fumbles, faltas, passes incompletos e jogadas sem ganho de jardas. Por outro lado, os Patriots foram aproveitando todos os erros e chances desperdiçadas para retornar ao jogo, com um passe para touchdown de Brady para o running back James White (28-9), field goal de Stephen Gostkowski (28-12) e outro passe para touchdown, agora para o wide receiver Danny Amendola (28-20).


Restavam 5m56s para o final do jogo, e parecia que os Falcons haviam se recuperado da inércia anterior, conseguindo dois grandes ganhos, incluindo uma grande recepção de 27 jardas do wide receiver Julio Jones, para chegar à linha de 22 jardas do campo dos Patriots com 4m44s no relógio. Porém a próxima sequência de jogadas foi a seguinte: corrida para perda de jardas, sack, falta e passe incompleto.


Os Falcons saíram sem pontuar e devolveram a bola aos Patriots na sua linha de 9 jardas, com 3m30s para o final do jogo. O time da Nova Inglaterra foi progredindo até alcançar a linha de 36 jardas; restavam 2m28s no relógio para o final do jogo e a situação era de primeira descida.

A próxima jogada, também de passe, foi quase interceptada por Alford (que já tinha uma interceptação mais cedo no jogo), porém o cornerback não conseguiu dominar a bola, rebatendo-a para o chão. E bola oval acertou sua chuteira e caiu nas mãos de Edelman, que havia se jogado para tentar fazer a recepção, a pouquíssimos centímetros de acertar o chão.

Os Falcons desafiaram a jogada, porém Carl Cheffers, o árbitro principal, manteve a chamada de recepção completa, que acabou gerando um ganho de 23 jardas; além de perderem o desafio os Falcons perderam seu último timeout. A situação se complicava mais ainda para o time de Atlanta.


Os Patriots continuaram avançando e gastando relógio, até chegarem à linha de 1 jarda com 58 segundos restantes. Foi ali que White correu para o touchdown e a conversão de 2 pontos de Brady para Amendola deixou o placar em 28-28.


Atlanta teve a chance de tentar ganhar a liderança no placar de novo, porém não conseguiu entrar no alcance de field goal e foram obrigados a chutar um punt. New England, por sua vez, também tentou ganhar o jogo no tempo regular, mas não conseguiram pontuar. O jogo então se encaminhou para a prorrogação; era o primeiro Super Bowl a acontecer isso.

Os Patriots ganharam o coin toss, recebendo a primeira posse de bola, e conseguiram avançar pelo campo em meio à passes, corridas e faltas. Foi White, com uma corrida de 2 jardas em que se esticou para fazer a bola cruzar o plano de goal em meio aos defensores de Atlanta, que marcou o touchdown da vitória e encerrou a prorrogação e o Super Bowl, com o placar 34-28 para New England.


Não apenas esse Super Bowl foi o primeiro a ter uma prorrogação, mas também foi a primeira vez na pós-temporada da NFL que um time que liderava no placar por mais de 17 pontos no começo do último quarto acabou perdendo o jogo; desde 1940 o recorde era de 133 vitórias e nenhuma derrota para os times nessa situação.

“Uma das maiores recepções que eu já vi. Eu não sei como ele pegou [a bola].” Tom Brady, após o Super Bowl.

O safety dos Falcons, Ricardo Allen, disse que após a jogada “Eu estava tipo ‘Você não pegou isso'. Mas quando você acaba olhando para o replay, ele fez uma ótima jogada.”.

Edelman e Bill Belichick, Head Coach dos Patriots, foram entrevistados por Jimmy Falon, apresentador do The Tonight Show, em 7 de Fevereiro de 2017 (dois dias após a vitória no Super Bowl). Na entrevista Edelman contou que tentou sinalizar para Brady agilizar o próximo snap para evitar a revisão da jogada. Ele ainda comentou que a recepção foi feita com “70% de sorte”.

Na lista de comemoração dos 100 anos da liga (NFL 100 Greatest) essa recepção encontra-se na 22ª posição. Outra curiosidade é que o anel dos Patriots desse Super Bowl possui 283 diamantes; de acordo com Stacey James, porta-voz do time, a quantidade de diamantes serve para “contar a história do jogo”.




Fotos: Reprodução Business Insider, Sports Illustrated, Sporting News, Pinterest, Pioneer Press, Last Night On, SBNation.com

Vídeo: Reprodução YouTube/Deuces Productions

2 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page