top of page

Série Lances Icônicos – “The Immaculate Reception”




A chamada “The Immaculate Reception” ou “A Recepção Imaculada” foi uma jogada protagonizada diretamente pelo quarterback Terry Bradshaw e pelo fullback Franco Harris, e, indiretamente, pelo halfback John Fuqua e o safety Jack Tatum; Bradshaw, Harris e Fuqua eram membros do Pittsburgh Steelers e Tatum do Oakland Raiders, atual Las Vegas Raiders. A jogada ocorreu no AFC Divisional Game entre Steelers e Raiders, em 23 de Dezembro de 1972 no estádio Three Rivers Stadium.


A partida teve um começo lento, ambos os times não pontuaram antes do intervalo, tendo a primeira pontuação sido feita apenas no terceiro quarto com um field goal dos Steelers. No último quarto os Raiders conseguiram a virada, deixando o placar em 7-6. Restava 1:17 minutos para o fim do jogo. Os Steelers caminharam até a linha de 40 jardas, com 22 segundos no relógio relógio em uma situação de uma quarta descida para 10 jardas.


A jogada chamada foi o “66 Circle Option”, que tinha como alvo primário o wide receiver Barry Pearson. Ocorre que devido à grande pressão da linha defensiva dos Raiders, com Tony Cline e Horace Jones, Bradshaw lançou a bola na direção de Fuqua, que sofreu uma colisão com Tatum no instante em que a bola chegava a ele. Com a pancada, Fuqua caiu no chão e a bola “voou” várias jardas para trás.


Harris, que inicialmente estava bloqueando na jogada, havia se deslocado para dar uma opção de passe a mais para Bradshaw e conseguiu pegar a bola antes que ela tocasse no chão. Então, correu em direção a endzone para o touchdown, contando com a ajuda de bloqueios de outros companheiros do time e de um stiff arm no defensive back Jimmy Warren, para virar o jogo e deixar o placar em 13-7.


Porém o touchdown precisava ser confirmado, e para isso era necessário responder se Harris de fato pegou a bola antes de tocar no chão e em qual jogador, Fuqua ou Tatum, a bola acertou primeiro, por conta da antiga regra da liga (rescindida em 1978), na qual se a bola tivesse tocado em Fuqua sem atingir Tatum, a recepção de Harris era considerada ilegal e, com isso, os Raiders ganhariam a posse de bola por conta do turnover on downs e venceriam o jogo. Mas se a bola tivesse acertado apenas Tatum, ou se tivesse acertado ambos os jogadores, então a recepção se tornaria legal, o touchdown seria válido e, com isso, vitória dos Steelers.



O árbitro (Adrian Burk, Back Judge) sinalizou touchdown, mas os demais não sinalizaram nada de imediato. Em conferência, dois árbitros acreditavam que a jogada era um touchdown válido, mas outros três disseram que não estavam em posição para determinar. O árbitro principal, Fred Swearingen, entrou em contato via telefone com Art McNally, o supervisor de arbitragem da NFL, relatando que: “dois de meus homens disseram que jogadores de times opostos tocaram na bola”. McNally, que havia visto o lance e achava que a bola havia tocado no peito de Tatum, respondeu que “está tudo bem, pode ir adiante”. Sendo assim, Swearingen retornou ao campo e sinalizou que o touchdown era válido, dando a vitória aos Steelers.


Para a franquia de Pittsburgh a jogada é considerada como o maior momento da história do time, sendo uma das mais famosas (e também controversas, principalmente partindo da torcida dos Raiders) da história da liga. Em 2019 foi votada pelos membros de mídia da NFL como a maior jogada na história da liga. Apesar dos Steelers serem derrotados pelo Miami Dolphins no jogo seguinte seguinte daquela temporada, o time se tornou uma grande força na NFL pelo resto dos anos de 1970, ganhando 4 de 6 Super Bowls disputados.


Além disso, há 3 monumentos que retratam e homenageiam a jogada: no estacionamento de fora do estádio Heinz Field (no ponto exato em que Harris fez a recepção no antigo estádio Three Rivers Stadium), no Pittsburgh International Airport e no Heinz History Center.



Foto: Reprodução Pittsburgh Steelers, Canton Repository, Wikipedia, Atlas Obscura, Audacy, Senator John Heinz History Center

Vídeo: Reprodução YouTube/Savage Brick Archive


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page