top of page

Série Mentes Ofensivas: George Halas

O futebol americano muda com o transcorrer do tempo, com constantes alterações de estratégias de jogo e adaptações modernas dos playbooks.


Contudo, alguns treinadores acabam por criar sistemas icônicos que são utilizados pelos times durante anos e anos, fazendo com que seus nomes fiquem gravados na história do esporte.


Hoje falaremos de George Halas.



Apelidado de "Papa Bear" e "Mr. Everything", foi um jogador de futebol americano profissional, treinador e foi o fundador e proprietário do Chicago Bears.


Pioneiro dentro e fora de campo, Halas fez do Bears o primeiro time a realizar treinos diários, analisar filmes dos adversários para encontrar pontos fracos e meios de ataque, colocar treinadores adjuntos na cabine de imprensa durante os jogos, colocar lona no campo, publicar um jornal do clube e transmitir jogos pelo rádio.


Um disciplinador firme, Halas manteve o controle total de sua equipe e não tolerava desobediência e insubordinação por parte dos jogadores.


Halas e Shaughnessy criaram um conceito revolucionário com o ataque da formação T.


Frequentemente chamada de formação full house no uso moderno, às vezes o T Robust, é uma formação usada pelo time ofensivo em que três running backs se alinham em uma fileira cerca de cinco jardas atrás do quarterback , formando o forma de "T".


A formação em T foi vista como um ataque complicado "gadget" pelos primeiros treinadores de futebol. Mas o proprietário-treinador da NFL George Halas e Ralph Jones, do Chicago Bears, juntamente com o técnico da Universidade de Chicago, Clark Shaughnessy, o técnico da Universidade do Texas, Dana X. Bible, e o técnico de Notre Dame, Frank Leahy, foram os defensores.


Os giros complexos, giros, falsificações e versatilidade atlética geral necessária para executar o esquema limitavam os possíveis jogadores disponíveis.


Embora impopulares hoje, as principais inovações do T ainda dominam o futebol ofensivo. O T foi a primeira ofensa em que o quarterback tirou o snap do center e, em seguida, entregou ou caiu de volta para passar.


Outras vantagens oferecidas pelo T foram: a habilidade do quarterback de fingir várias handoffs (o que levou a jogadas "opcionais"), jogadas desenvolvidas muito mais rápido do que com o single-wing, muito menos bloqueios de dupla equipe foram necessários porque as costas atingiam o buraco mais rapidamente, as costas podiam escolher um buraco diferente do planejado originalmente (devido ao bloqueio único na linha), o centro era um bloqueador mais eficaz porque sua cabeça estava para cima quando ele agarrou a bola, e as costas podem ser menos versáteis do que o necessário para as costas de um único ala.


Halas voltou a entrar na Marinha após o advento da Segunda Guerra Mundial em 1942, com o posto de tenente-comandante. Após uma breve pausa em 1956-57, ele voltou como treinador principal por uma década final de 1958 a 1967. Apesar de ganhar seu sexto e último título da liga em 1963, ele não teve o mesmo sucesso que tinha antes da guerra, e oficialmente aposentou-se em 27 de maio de 1968.

Antigo Troféu George Halas para o time Campeão da Divisão NFC

Suas 324 vitórias permaneceram como um recorde da NFL por quase três décadas e ainda são, de longe, as maiores da história dos Bears. E para completar ele é membro fundador do Pro Football Hall of Fame em 1963.

Troféu Halas para o Campeão da Divisão NFC

A importância de Halas é tão grande que o Troféu George Halas é dado ao ao jogador defensivo mais destacado da National Football League e também nomeia o troféu dado ao vencedor do NFC Championship Game na National Football League.


Foto: Reprodução Wikipedia


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page