top of page

Série Mentes Ofensivas: Vince Lombardi

O futebol americano muda com o transcorrer do tempo, com constantes alterações de estratégias de jogo e adaptações modernas dos playbooks.


Contudo, alguns treinadores acabam por criar sistemas icônicos que são utilizados pelos times durante anos e anos, fazendo com que seus nomes fiquem gravados na história do esporte.


Hoje falaremos de Vince Lombardi.



Lombardi começou sua carreira de treinador como assistente e depois como treinador principal na St. Cecilia High School em Englewood, Nova Jersey . Ele foi assistente técnico na Fordham, na Academia Militar dos Estados Unidos e no New York Giants antes de se tornar treinador principal do Green Bay Packers de 1959 a 1967 e do Washington Redskins em 1969.


Vince Lombardi é considerado por muitos o maior treinador da história do futebol e é reconhecido como um dos maiores treinadores e líderes da história de todos os esportes americanos.


Aos 41 anos em 1954, Lombardi começou sua carreira na NFL com o New York Giants. Ele aceitou um trabalho que mais tarde ficou conhecido como o cargo de coordenador ofensivo sob o novo treinador Jim Lee Howell.


Em Nova York, Lombardi introduziu a estratégia de bloqueio de regras para a NFL. No bloqueio de regras (rule blocking), o jogador de linha ofensiva bloquearia uma área, e não necessariamente um jogador defensivo em particular, como era a norma até então. Esperava-se que o running back corresse em direção a qualquer buraco que fosse criado. Lombardi se referiu a isso como running to daylight.


Em 2 de fevereiro de 1959, Lombardi aceitou o cargo de treinador principal e gerente geral dos Packers. Ele exigiu e obteve controle total sobre as operações de futebol da franquia de propriedade da comunidade, não deixando dúvidas disso quando disse ao comitê executivo da franquia.


No segundo ano de Lombardi em 1960 , Green Bay venceu a Conferência Oeste da NFL pela primeira vez desde 1944 . Essa vitória, juntamente com suas conhecidas convicções religiosas, levou a comunidade de Green Bay a ungir Lombardi com o apelido de "O Papa".

Como treinador dos Packers, Lombardi projetou uma jogada para o fullack Jim Taylor: os dois guards, Jerry Kramer e Fuzzy Thurston, puxaram para fora e bloquearam o campo enquanto Taylor "correria para a luz do dia" - ou seja, onde os defensores não estivessem. Esta foi uma jogada que ele havia desenvolvido originalmente com os Giants para Frank Gifford. Logo ficou conhecido como a Packers Sweep (ou Lombardi sweep), embora Lombardi admitisse abertamente que era baseado em um antigo conceito de single wing.


Em 1967, o Lombardi's Packers recebeu o Dallas Cowboys em Green Bay em 31 de dezembro no NFL Championship Game , uma revanche da temporada anterior. Isso ficou conhecido como "Ice Bowl" por causa da temperatura de -13 °F (-25 °C) durante o jogo. Lombardi tinha uma bobina de aquecimento embaixo do campo, mas neste dia não estava funcionando. Algumas pessoas acreditam que ele desligou de propósito.


The Vince Lombardi Trophy ou, em tradução livre, o Troféu Vince Lombardi, é o troféu entregue anualmente ao time vencedor do Super Bowl.


O Troféu Vince Lombardi tem 22 polegadas (56 cm) de altura, pesa 7 libras (3,2 kg) e mostra uma bola de futebol em posição de chute em um suporte de três lados côncavos e é inteiramente feito de prata de lei.


A árvore de treinadores de Lombardi, ou seja, um grupo de pessoas sobre as quais acredita-se que sua abordagem ao jogo tenha influenciado, direta ou indiretamente, tem nome como: Harland Svare, Tom Fears, Mike McCormack e Jerry Burns.


Foto: Reprodução ProFootballTalk

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page