top of page

The Commanders: a nova identidade do time de Washington

Atualizado: 9 de mar. de 2022



O time de Washington na NFL já vem enfrentando, há algum tempo, questionamentos e descontentamentos acerca de seu antigo nome: “Washington Redskins”. Considerado por muitos como ofensivo e preconceituoso com as pessoas nativo-americanas, o debate foi intensificado com a onda de protestos antirracistas provocada pelo assassinato de George Floyd, em maio de 2020.


Desde então, o time havia adotado um nome provisório para encerrar o caso, prometendo a seus torcedores que eles poderiam fazer parte da escolha do novo nome oficial da franquia. Assim, durante as duas temporadas passadas (2020-2021), o time foi chamado de “Washington Football Team”.


Uma enquete fora aberta com algumas sugestões de nomes para que os torcedores pudessem votar e opinar. Dentre as opções, estavam: Generals, Red Wolves, Red Tails, Groundhogs, Presidents e Warriors.


O vencedor da enquete, na verdade, foi “Red Wolves”, porém, devido à problemas de registro prévio deste nome, ele foi descartado. No dia 02 de fevereiro de 2022, a franquia anunciou ao mundo seu novo nome e sua nova identidade visual: Washington Commanders.


“Commanders” ou Comandantes é um termo usado com frequência nas forças armadas como oficial da Marinha, mas também pode ser usado de uma maneira genérica.


O Portal Girl Power NFL foi perguntar à uma torcedora do Washington Commanders o que ela achou da nova identidade.


Conversamos com Ana Beatriz dos Reis Velloso, 33 anos, do Rio de Janeiro. Confiram a entrevista abaixo.


GPNFL: Por que você decidiu ser torcedora do time de Washington na NFL?


Eu tinha tios e primas que moravam em Washington DC e como sempre íamos isita-los nas férias, a cidade acabou se tornando especial pra mim. Quando meu pai me apresentou o futebol americano e eu tive que escolher um time, não pensei duas vezes e fui pelo coração!


GPNFL: Há quanto tempo você acompanha seu time?


Acho que desde os meus 6/7 anos. Meu pai morou nos Estados Unidos e sempre foi apaixonado por futebol americano. Então, desde muito cedo, ele já me colocava (junto com o meu irmão) pra assistir as partidas.

Como éramos muito pequenos, para manter nossa atenção, ele nos dava tarefas, como por exemplo, ficar anotando os nomes e pontuações de cada jogador e no final analisávamos os melhores.


GPNFL: Quando o Washington decidiu mudar seu nome é sua identidade, como você se sentiu?


Foi um mix de sentimentos. Quando comecei a torcer pelo time, eu era muito pequena, mal sabia ler, e achava carinhosa a forma que o time era chamado.

Quando começaram os boatos sobre a mudança, eu procurei pesquisar sobre o assunto e, obviamente, entendi e concordei com os argumentos, mas confesso que foi (ainda é um pouco) difícil me acostumar com um outro nome. Já era algo que saia automaticamente, mas sei que foi por uma causa extremamente justa.


GPNFL: Você acompanhou o processo de mudança? Chegou a votar em algum nome? Qual era o nome de sua preferência?


Não acompanhei tanto quanto gostaria, mas li sobre as possibilidades sim. Queria que fosse Red Wolves, mas logo soube que não poderia ser esse por questões de registro de outras marcas já existentes. Depois disso preferi apenas acompanhar e aguardar o que fosse decidido.

GPNFL: Você gostou do nome adotado? Qual a sua opinião sobre a nova identidade dos Commanders?


Ainda não consegui me acostumar e acho que ainda vai demorar um pouco pra ajustar tudo. Achei o nome um pouco autoritário e não sei se deveria ser essa a mensagem a ser passada, mas enfim, na democracia, ganha a maioria. Quanto aos uniformes, achei bem bonito e amo as cores do time, acho que é uma questão de tempo.



GPNFL: Você acha que todo esse processo enfraquece ou fortalece a franquia frente a seus torcedores?


Depende. Posso responder por mim e digo que na minha opinião, fortalece, pois mostra uma intenção de melhorar e evoluir. Errar é humano, mas não dá pra insistir/permanecer no erro. Contudo, sei que o time tem muitos torcedores tradicionais e enraizados no passado e provavelmente para essa parcela, a mudança não foi bem vinda.


Obrigada, Ana Beatriz, por nos conceder esta entrevista. Agora, resta aos torcedores aguardar para conferir se essa mudança refletirá dentro de campo. Ao Washington Commanders, boa sorte em sua nova jornada.


Fotos: Reprodução Fox 21 e Twitter/Washington Commanders

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page