top of page

Cleveland Browns – Anos de glória e o retorno aos playoffs


Cleaveland Browns 2021

O Cleveland Browns nasceu em 1944 quando o empresário Arthur B. McBride de Cleveland, Ohio, adquiriu uma franquia na All-America Football Conference (AAFC). O primeiro ato de McBride foi contratar Paul Brown, que havia sido jogador, treinador e general manager muito bem sucedido, tendo atuado tanto no high school quanto no college.


Otto Graham

As equipes da AAFC eram de qualidade comparável às da NFL (antes da união das conferências AFC e NFC), mas nos primeiros 10 anos do futebol profissional, o Cleveland Browns provou ser o melhor em ambas as ligas. Com grandes nomes como Otto Graham (QB) e Marion Motley (FB), Cleveland venceu todos os quatro campeonatos da AAFC e acumulou um recorde de 52-4-3.


O acordo de união entre AAFC-NFL exigia que os Browns, San Francisco 49ers e Baltimore Colts (que futuramente se tornaria os Indianapolis Colts) se juntassem à NFL. Muitos ainda não convencidos de que os Browns eram bons o suficiente, esperavam que eles falhassem quando jogassem contra times já estabelecidos da NFL. Os Browns, todavia, provaram que seu domínio não foi por acaso, abrindo a temporada de 1950 com uma impressionante vitória sobre o atual campeão da NFL na época, o Philadelphia Eagles.


Cleveland, em seguida, ganhou o campeonato da Conferência Leste da NFL por seis anos consecutivos e conquistou títulos da NFL em 1950, 1954 e 1955. Também venceram a divisão em 1957, ano em que o grande running back, Jim Brown, se juntou à equipe, estabelecendo o recorde de 12.312 jardas corridas que perdurou por mais de 20 anos. A franquia chegou aos playoffs 22 vezes em seus primeiros 40 anos na NFL.


Em 1995, o proprietário Arthur Modell , que comprou os Browns em 1961, anunciou planos de transferir a equipe para Baltimore. Após ameaças de uma ação legal da cidade de Cleveland contra isso e a insatisfação dos fãs, um acordo foi alcançado para garantir a manutenção da propriedade intelectual dos Browns, porém a franquia foi penalizada pela NFL com suspensão por três temporadas.


Desde que retomaram as operações, os Browns lutaram para encontrar o sucesso. Eles tiveram apenas três temporadas com recorde positivo (2002 , 2007 e 2020), duas aparições nos playoffs (2002 e 2020) com uma vitória (2020). Em 2017 foi o segundo time na história da NFL (depois do Detroit Lions) a ter uma temporada de 0-16. A franquia também se destacou pela falta de estabilidade com treinadores e quarterbacks, sendo 10 técnicos e 32 quarterbacks titulares. O time teve uma seca de 17 temporadas sem chegar aos playoffs, que terminou na temporada de 2020.



Atualmente, o Cleveland Browns possui um excelente elenco que conta com 5 jogadores Pro Bowler: Myles Garrett (DE), Joel Bitonio (LG), Nick Chubb (RB), Wyatt Teller (RG) e Denzel Ward (CB).


No início da temporada de 2021, os Browns possuíam um elenco capaz de chegar ao Super Bowl, entretanto, foi acometido por lesões, entre elas a de Baker Mayfield (QB) e Jarvis Landry (WR), além de engrentar contaminações por covid-19 na metade do elenco principal na decisiva semana 15 e polêmicas internas envolvendo Mayfield e Odell Beckham Jr. (WR).


Não há dúvida de que todos na franquia estão prontos para seguir em frente após 2021, mas será esse atual elenco capaz de restabelecer os anos de glória do Cleveland Browns?


Foto: Reprodução Pro Football

3 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page