top of page

Histórias da Rodada: Semana 13



O fenômeno Mike White

Será que antes do domingo passado você conhecia ou então se lembrava da lenda de Mike White? Pois bem, vamos recapitula-la então.


A lenda de Mike White começou em 2021, após o quarterback não-draftado receber sua primeira chance como titular durante a temporada regular em uma partida do New York Jets contra o Cincinnati Bengals. E, para a surpresa geral, os Jets ganharam por 34x31, com White passando para 405 jardas e 3 touchdowns lançados (mais 2 interceptações).


O estrelato foi súbito, mas a queda veio rápido também. Nos dois jogos seguintes ele passou para apenas 1 touchdown e teve 5 interceptações, acumulando duas derrotas. E retornou para o posto de reserva, mas com a torcida de Nova York lembrando de sua primeira grande atuação. Na época falavam sobre White ser o próximo quarterback estrela da NFL, tornando-se titular dos Jets. Não foi bem isso que ocorreu no final das contas.


Passando para 2022, White recebeu mais uma chance para ser titular pelos Jets, após a péssima atuação (dentro e fora de campo) de Zach Wilson. E a lenda retornou, mais forte do que nunca, após a vitória contra o Chicago Bears e uma grande atuação de White: foram 315 jardas passadas, 3 touchdowns e nenhuma intercepção. E novamente a empolgação da torcida com sua atuação voltou.


Ainda não houve um anúncio oficial, mas tudo indica que White será novamente o titular na partida contra os Vikings. Será mais uma chance para White mostrar toda a sua confiança e buscar conduzir os Jets para mais uma vitória, e se ele vencer contra os Minnesota, um adversário bem forte, seu “legado” aumentará ainda mais. Caso ele repita uma boa atuação (e com a vitória para coroar), isso pode significar que a estadia de Wilson no banco pode aumentar e a titularidade (e lenda) de White se prolongará.


NFC Sul: terra de ninguém

A AFC Leste e a NFC Leste são as divisões mais disputadas e com o nível mais alto da NFL atualmente. Todos os times dessas divisões possuem mais vitórias do que derrotas, pelo menos 6 jogos vencidos (apenas os Patriots não estão com 7 vitórias ou mais) e praticamente todos estariam dentro dos playoffs (os Patriots no momento estão fora, mais na iminência de conseguir a 7ª vaga). Diante disso, podemos dizer que essas divisões estão niveladas por cima.


Agora, os mesmos elogios não podem ser feitos para a NFC Sul, que é no momento a pior das divisões da NFL em 2022.


Tampa Bay Buccaneers, Atlanta Falcons, Carolina Panthers e New Orleans Saints. Nenhum desses times está com o recorde positivo (o melhor é o 5-6 dos Bucs, liderando a divisão no momento) e é provável que a divisão envie apenas um representante aos playoffs, que será o seu campeão. E, francamente falando, nenhum dos times inspira a menor confiança para jogar em Janeiro.


As expectativas eram maiores com Buccaneers e Saints, por serem considerados os melhores times dentro da divisão, mas nenhum deles está entregando nem perto do que era esperado. Talvez possa ser dada uma colher de chá para Falcons e Panthers, pois já não se esperava muito deles ao início da temporada, por conta de questões que envolvem comissão técnica e elenco (principalmente em relação à posição de quarterback). Mas, verdade seja dita, Panthers e Falcons podem estar jogando mal também, mas estão proporcionando surpresas mais positivas do que seus rivais.


Então, considerando que o nível está baixo, quem levantará o título da divisão ao final da temporada? Porque, acredite se quiser, todos os times ainda possuem chances matemáticas para essa conquista. Será que os Buccaneers conseguem dar uma guinada positiva na reta final da temporada e comprovar que o favoritismo deles não estava infundado? Será que os Saints conseguem sair da lanterna da divisão (onde estão atualmente) para o topo, liderados por Andy Dalton ou quem sabe com o retorno de Jameis Winston? Será que os Falcons, já engraçadinhos nessa temporada, não fazem a arrancada final para liderar a divisão? Ou então será que os Panthers, que possuem o melhor retrospecto em confrontos dentro da divisão (3-1), conseguem realizar praticamente um milagre?


Há um velho ditado que diz que nada é impossível. Pois bem, na NFL praticamente nada é impossível, e a temporada de 2022 já trouxe grandes e inesperadas surpresas. Considerando o estado e as circunstâncias da NFC Sul, de fato tudo será possível até o final da temporada, do resultado mais provável até a maior surpresa possível. Veremos o que acontecerá daqui em diante, pois essa divisão ainda está aberta.


Watson de volta à NFL

Deshaun Watson foi liberado para voltar aos gramados da NFL e será o quarterback titular do Cleveland Browns nesse domingo contra o Houston Texans (seu antigo time).


Escolhido pelos Texans no Draft de 2017 com a 12ª escolha, Watson era um prospecto com potencial alto e esperava-se que ele se tornasse um dos melhores quarterbacks da NFL no futuro. E de 2017 a 2020 demonstrou evolução para realmente ser considerado como um dos jovens e promissores talentos da liga. Em 2020 encerrou o ano com 33 touchdowns passados, 7 interceptações e 4.823 jardas.


De 2020 para cá, Watson foi acusado por dezenas de mulheres por assédio e agressão sexual, e os casos foram levados a julgamento. Diante dessa situação os Texans mantiveram o jogador inativo durante a temporada de 2021 inteira, ou seja, ele não jogou nenhuma partida.


As denúncias ainda estavam ocorrendo quando os Browns realizaram uma troca pelo jogador em 18 de Março (troca que foi muito hostilizada por boa parte da mídia, por conta de todo esse cenário extra-campo), e era esperado que ele voltasse a atuar desde o início da temporada de 2022. Porém o comitê disciplinar que estava avaliando seu caso inicialmente decidiu impor uma suspensão de 6 jogos, que acabou sendo revertida e ampliada para 11 partidas após muitos protestos. Houve tentativa de apelação de redução da sentença, considerando o andamento dos acordos dos processos judicais, mas a decisão foi mantida.


Watson agora está liberado para voltar aos campos e terá sua primeira partida contra seu ex-time nessa semana. Não se sabe como ele voltará jogando, seja pelo tempo, seja por questões psicológicas. É preciso mencionar que há grande revolta em cima do jogador por conta das denúncias e da falta de uma punição mais severa por parte da liga, e ele deve se deparar com hostilidades em seu retorno.


Por enquanto nos "revenge games" (jogador versus seu antigo time) que ocorreram nessa temporada o ex-time tem saído vitorioso (foi assim com Baker Mayfield x Browns e Russell Wilson x Seahawks). Veremos se a tendência se mantém nesse domingo.


Partidas para ficar de olho


New England Patriots x Buffalo Bills

Os Bills eram apontados como francos favoritos para vencer a AFC Leste, mas não contavam com uma competição tão forte (sobretudo por parte dos Dolphins) e atualmente estão como segundos colocados na divisão. Apesar do começo ótimo de temporada a equipe de Buffalo passou por alguns sustos (mesmo em suas vitórias) e Josh Allen caiu um pouco nas conversas de MVP por algumas decisões questionáveis que levaram à interceptações. Veremos como a equipe entre em campo na quinta, após uma apertada vitória contra os Lions. Precisamos observar a situação de Von Miller também, se ele jogará a partida ou não por conta de lesão. Do lado dos Patriots, a equipe acabou derrotada no mesmo dia para os Vikings, porém enfim o ataque aéreo de New England deu liga, e o time estava brigando pela vitória durante a partida toda. Será que o ataque dos Pats consegue repetir a boa performance da rodada passada, contando com boa atuação do jogo terrestre e de Mac Jones lançando a bola?


New York Giants x Washington Commanders

Quem diria que um confronto entre Giants e Commanders, Daniel Jones x Taylor Heinicke, poderia ser tão empolgante e interessante? O nível da NFC Leste está alto nessa temporada, e os dois times não estão fugindo da regra. Os Giants estão sendo uma das maiores surpresas positivas da temporada, apesar de estarem passando por uma fase ruim agora: são 3 derrotas nos últimos 4 jogos. Ainda assim, o time está desempenhando muito melhor do que o imaginado e vale a pena continuar de olho neles. Os Commanders, por sua vez, estão passando por uma boa fase desde que Heinicke assumiu como titular; tiraram a invencibilidade dos Eagles e estão jogando bem dos dois lados da bola. Ainda há potencial para mais melhora do lado defensivo, assim que Chase Young puder retornar para campo. Quem sairá vitorioso desse confronto?


San Francisco 49ers x Miami Dolphins

Dois dos times que estão mais quentes nessa temporada, brigando não só pelos playoffs, mas também pela liderança em suas respectivas divisões. Mais ainda, é um confronto de técnicos badalados: o novato Mike McDaniel enfrentará seu antigo mentor, Kyle Shanahan. Será um confronto ofensivo bem interessante, que possivelmente chamará a maior parte da atenção durante a partida. Será que o prolífico ataque encabeçado por Tua Tagovailoa, Tyreek Hill e Jaylen Waddle dará trabalho para a boa defesa dos 49ers? E será que Jimmy Garoppolo, Christian McCaffrey, Deebo Samuel, George Kittle e outros (são tantos playmakers nesse time) conseguem fazer uma partida mais produtiva do que a da rodada passada?


Cincinnati Bengals x Kansas City Chiefs

Rematch da final da conferência da AFC em Janeiro de 2022: naquela ocasião os Bengals levaram o jogo para a prorrogação e surpreenderam ao vencerem os Chiefs para chegar ao Super Bowl. Passando para a temporada atual, esse jogo promete bastante. Os Chiefs estão se firmando no topo da AFC, com o ataque cada vez mais produtivo e Patrick Mahomes como um dos (senão o) favoritos ao prêmio de MVP. A defesa dos Bengals vai precisar trabalhar duro para segurar esse ataque, especialmente a conexão Mahomes-Kelce. Do lado dos Bengals, o time já está bem mais ajeitado do que ao início da temporada, mas agora vai engatar uma sequência de jogos com adversários mais “complicados”. Será uma moral bem grande para Cincinnati sair com uma vitória contra Kansas City.


Philadelphia Eagles x Tennessee Titans

Outro confronto muito aguardado para essa rodada e com expectativas bem altas. Os Eagles são um dos times mais completos e eficientes da liga, tanto no ataque quanto na defesa; apesar de alguns sustos nas últimas 3 semanas (na única derrota da temporada para os Commanders, na vitória por 1 ponto contra os Colts e no jogo surpreendentemente bem disputado contra os Packers) a equipe ainda é muito forte e competitiva. O front seven de Tennessee merece elogios nessa temporada por pressionar bastante o quarterback adversário, mas precisará lidar com um quarterback que passa e corre bem com a bola, além de um jogo corrido que vem de uma partida excelente. A defesa dos Eagles é uma unidade bem forte também, mas está sofrendo contra o jogo terrestre adversário: como será que vão lidar tendo que parar simplesmente Derrick Henry?


Qual é o cronograma da rodada?


Quinta-feira, 1 de Dezembro

- New England Patriots x Buffalo Bills – 22h15 (transmissão pela ESPN 2)


Domingo, 4 de Dezembro

- Chicago Bears x Green Bay Packers – 15h (transmissão pela ESPN 4)

- Atlanta Falcons x Pittsburgh Steelers – 15h

- Minnesota Vikings x New York Jets – 15h

- Detroit Lions x Jacksonville Jaguars – 15h

- Philadelphia Eagles x Tennessee Titans – 15h (transmissão pela ESPN 2)

- Houston Texans x Cleveland Browns – 15h

- New York Giants x Washington Commanders – 15h

- Baltimore Ravens x Denver Broncos – 15h

- San Francisco 49ers x Miami Dolphins – 18h05 (transmissão pela ESPN 3)

- Los Angeles Rams x Seattle Seahawks – 18h05 (transmissão pela RedeTV)

- Las Vegas Raiders x Los Angeles Chargers – 18h25

- Cincinnati Bengals x Kansas City Chiefs – 18h25 (transmissão pela ESPN 2)

- Dallas Cowboys x Indianapolis Colts – 22h15 (transmissão pela ESPN 2)


Segunda-feira, 5 de Dezembro

- Tampa Bay Buccaneers x New Orleans Saints (transmissão pela ESPN 2)


Times em Bye Week: Carolina Panthers, Arizona Cardinals




Fotos: Reprodução Sporting News, Torcedores.com, The Atlanta Journal-Constitution, Santa Cruz Sentinel, Sporting News, The Playoffs, Pats Pulpit, Giants Wire – USA Today, Audacy, Sporting News, Delaware Online

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page