top of page

Conhecendo o... Philadelphia Eagles

Atualizado: 9 de mar. de 2022

Vamos aproveitar a offseason para conhecer os 32 times da National Football League?

Começando por uma das franquias da NFC East: o Philadelphia Eagles.


Famoso por sua torcida fiel - e um tanto quanto intolerante com seu próprio time - o Eagles foi criado em 1933 por Bert Bell e Lud Wray. Após a falência do Frankford Yellow Jackets (time que representou Philly até 1931), a NFL concedeu a Bert e Lud o direito de manter a franquia na Philadelphia.


O jogo de estreia do Eagles foi no dia 15 de outubro de 1933 contra o veterano Giants, que já tinha 8 anos de experiência e amassou as jovens águias num placar de 56 a 0. Essa derrota humilhante e deu início a uma das maiores rivalidades de Philadelphia.


Bert Bell foi muito mais que um simples co-fundador e co-proprietário. Ele foi importantíssimo na história da NFL.


No ano de 1934, o Eagles estava em desvantagem na contratação de novos jogadores, por causa de sua condição monetária.


Foi quando Bell, em 1935, propôs, em uma reunião da liga, que a NFL realizasse uma escolha anual dos jogadores para nivelar as chances em campo e para que todas as franquias permanecessem financeiramente viáveis. Com unanimidade de votos, sua proposta foi aprovada pelos donos da liga.


Assim, Bert Bell criou o Draft, que foi inaugurado em 1936 (mas isso é conversa pra um outro dia).


Avançando um pouco na história chegamos aos acontecimentos durante a 2ª Guerra Mundial. Muitos jogadores foram para o exército e assim o Eagles ficou desfalcado.


Bert, que já havia sido head coach do Steelers e era muito amigo do fundador da franquia, conseguiu uma autorização para que, na temporada de 1943, os times de Pittsburgh e Philadelphia se juntassem formando o Phil-Pitt Eagles, que ficou conhecido como Steagles. Mas, como previamente acordado, a união se desfez na temporada seguinte.


Logo provisória Steagles.

O time começa a se destacar no final da década de 40, sendo bicampeão da NFL (na era pré Super Bowl), em 1948, sobre o Chicago Cardinals, por 7 x 0 - em uma nevasca - e em 1949, contra o Los Angeles Rams por 14 x 0.


Nem só de curiosidades felizes vive esse time. No dia 11 de outubro de 1959 o Eagles enfrentou o Steelers. Nessa época Bert Bell já era commissioner e preferiu comprar o ingresso e assistir com todos os torcedores ao invés de ficar no seu lugar reservado. Infelizmente, durante o 4º quarto, ele teve um ataque cardíaco e faleceu, assistindo o time que ele foi head coach contra o time que ele fundou.


Em 1960 o Eagles derrotou o Green Bay Packers, se tornando o único time a ganhar do Green Bay de Vincent Lombardi.


Um exemplo do nível de paixão da torcida e de rivalidade na divisão, infelizmente foi o jogo de 1999 contra o Cowboys, onde o Michael Irvin, Wide Receiver do Dallas, teve uma lesão espinhal que acabou com sua carreira. Na transmissão é possível ouvir a torcida gritando e aplaudindo freneticamente por vê-lo machucado e fora do jogo.


Em 2000 o Eagles enfrentou Dallas mais uma vez, no jogo que ficou conhecido como o “Pickle Juice Game” (jogo do suco de picles). Fazia um calor de 48ºC e o técnico de Philadelphia fez todos os jogadores tomarem a água que vem no vidro do picles, para que eles continuassem hidratados.


E deu certo! Vários jogadores do Cowboys foram para o banco por exaustão, o que não aconteceu com os Eagles, que derrotaram o rival por 44 a 14. Esse jogo encerrava a dinastia de Dallas e marca a ascensão do Eagles nos anos 2000-2010.


De 2000 a 2004 a franquia teve excelentes temporadas, jogando no Super Bowl no ano de 2005, mesmo tendo perdido o seu jogo de abertura da temporada para o Bucanners por 17 a 0 .

Em 2004 fizeram a melhor temporada da história da liga, 13-3, seis anos após a pior temporada que foi 3-13. Chegou ao Super Bowl contra o Patriots de Tom Brady e perderam por um field goal. Nessa década, de 10 títulos de divisão, 6 são do Eagles!


Avançando uns 10 anos, em 2013, o QB reserva, Nick Foles, assumiu a temporada e fez uma campanha 10-6 mas perderam no Wild Card para o Saints. Nessa temporada Foles quebrou vários recordes, dentre eles ter 19 TDs seguidos sem interceptações.


Mas em 2015 Nick foi negociado para o Rams, retornando para Philadelphia em 2017. Nesse mesmo ano o time fez uma temporada 13-3 e chegou ao Super Bowl contra o Patriots, mas nem tudo se repetiu e o Eagles conseguiu conquistar seu primeiro anel.

A franquia chegou ao SB três vezes após vencerem em sua conferência: em 1980, 2004 e 2017 e dessas três participações foram campeões do Super Bowl apenas em 2017 em cima do New England por 41 a 33.


Desde então o desempenho do Eagles foi descendente. Na temporada de 2021 chegou aos playoffs mas perdeu para o Tampa Bay Buccaneers - mais uma vez contra Tom Brady - com o QB Jalen Hurts jogando lesionado.


A franquia se pronunciou sobre o draft de 2022 demonstrando não ter interesse em ter outro QB, mas visando investir em um elenco de estrelas para ajudar o Hurts a fazer uma ótima temporada.


Para finalizar, aqui estão mais duas curiosidades do time: o Eagles é a única franquia que tem a logo virada para a esquerda, e perceba que as penas da águia formam a letra E.

Philly é também um dos poucos times que tem um hino, o FLY EAGLES FLY, da década de 50.


Fotos: Reprodução USA Today, Youtube, Philadelphia Eagles, Sporting News Archive

61 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page