top of page

Jimmy Garoppolo vai fazer falta?


Jimmy Garoppolo em treinamento

Depois de vários altos e baixos, Super Bowl perdido e muitos haters cheios de argumentos para detoná-lo, Jimmy Garoppolo aparentemente está de saída do San Francisco 49ers.


Segundo o site NBC Sports, o prazo de validade de Garoppolo na franquia já passou e é hora dele buscar novos ares em times que ainda não acertaram seu futuro na posição de quarterback, como os Steelers, Dolphins, Commanders, Buccaneers e entre outras equipes que já estão de olho nele.


Mas para San Francisco, será que a saída de Jimmy G ajuda ou atrapalha a situação atual da equipe?



Fato é que, com um salary cap aliviado com sua possível saída, os 49ers terão mais dinheiro no caixa para procurar peças necessárias na Free Agency ou até mesmo procurar uma posição mais alta no Draft deste ano ou de anos futuros usando Garoppolo como moeda de troca.


O futuro do quarterback é incerto, assim como o de diversos outros grandes nomes como Aaron Rodgers, Russell Wilson e Kyler Murray, mas será que ele vai fazer falta para o San Francisco 49ers?


Temos os prós e contras dessa situação.


Primeiro, os prós. Não dá pra negar que Jimmy Garoppolo já está entrosado e tem um bom relacionamento com os colegas de time, o ambiente é bastante saudável e ele pode contar com George Kittle tanto para um passe longo mais seguro quanto para bloquear na linha ofensiva. Além disso, não podemos descartar que a primeira temporada do Garoppolo no 49ers foi muito boa.


Ele chegou no meio da temporada de 2017 e conseguiu um QB rating de 96,2 e 7 touchdowns totais. Na última temporada, foram 3810 jardas totais com 20 touchdowns na temporada regular. Nada mal para um jogador tão criticado por tanta gente.



No entanto, San Francisco negociou várias picks no Draft do ano passado para subir para a terceira escolha, a fim de escolher um novo quarterback. Muito se comentava sobre Mac Jones (hoje na equipe dos Patriots), mas Kyle Shanahan e John Lynch optaram por Trey Lance, da Universidade de Dakota do Norte.


Com isso, mais uma temporada na reserva para lapidar o calouro, uma boa oportunidade de entrosar Lance no seu ataque para que o garoto obtenha confiança na linha ofensiva do time... Coisa que Jimmy Garoppolo aparenta não ter.


O problema é que em qualquer jogada sob pressão o Jimmy falha, fica nervoso, joga a bola no ar de qualquer jeito, correndo muito risco de ser interceptado - nessa última temporada o rapaz sofreu 12 interceptações, principalmente aquela decisiva que poderia ter levado os Niners ao seu terceiro Super Bowl em 4 anos.


É fato que Garoppolo não tem segurança emocional, mas será que ele ainda tem espaço nos Niners na temporada que vem?


Acredito que já passou a hora dele deixar a equipe. Isso não só alivia o salary cap do time, como também é uma boa chance dele se redimir num a outra franquia que tenha mais necessidade de um quarterback. Ele está longe de ser um elite, mas ao menos é esforçado e pode ter uma redenção em outro lugar que precise urgentemente de um novo líder no ataque.



Já os 49ers precisam pensar em modificar a secundária. A atual simplesmente não aguenta mais jogos decisivos. O drop lamentável de Jaquiski Tartt (que poderia ter mudado o jogo), o unnecessary roughness de Azeez Al-Shaair, entre outras pataquadas e rotas errôneas, que devem ser corrigidas urgentemente com o coordenador defensivo Demeco Ryans.


E claro, importante lembrar que é necessário buscar reforços na Free Agency. Melhorar o ataque é extremamente importante, talvez um outro running back para ajudar Elijah Mitchell (e também Deebo Samuel, o multitarefas da equipe) nas jardas corridas, já que esse é o trunfo na manga de Kyle Shanahan.


Finalizando, uma coisa que a torcida dos 49ers quer é um futuro mais suave, sem incertezas, poder confiar em seu quarterback - algo que há muito tempo não acontece na Bay Area. Jimmy, infelizmente, não cumpriu o prometido.


E aí, quem deve ser o novo quarterback do San Francisco 49ers?


Fotos: Reprodução Jayne Kamin-Oncea/USA Today Sports, Ultima Jarda, Music City Sports.





29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page