top of page

O mundo desde a última vitória dos Rams no Super Bowl

Atualizado: 9 de mar. de 2022

Em 6 de fevereiro de 2000, uma franquia vencia o seu primeiro título na NFL.


Estou falando do Saint Louis Rams, que futuramente voltaria para a sua terra natal, Los Angeles. Com Kurt Warner liderando o time, a equipe conquistou seu primeiro Super Bowl, na edição XXXIV (34) do evento.


Kurt Warner levantou o primeiro Vince Lombardi do Rams.

22 anos depois, o time voltou ao topo, vencendo o Cincinnati Bengals em casa por 23 a 20. E aí, o que aconteceu no mundo em 22 anos desde o último título da equipe? Apontamos seis eventos que marcaram a história não só no Brasil, como no mundo todo.


O fatídico ataque as Torres Gêmeas


Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, dois aviões foram atirados no World Trade Center, em Manhattan, e outro acabou colidindo no Pentágono, em Washington DC. O grupo Al-Qaeda enviou 19 terroristas em quatro aviões comerciais para então, cometer seus crimes. Mais de 227 pessoas de mais de 70 países variados acabaram falecendo, vítimas dos vôos da American Airlines e United Airlines.


Foram mais de 2.990 mortes, incluindo os passageiros dos aviões, funcionários do WTC e também arredores, no evento que marcou a história dos Estados Unidos.


O Penta e os eventos mundiais no Brasil


A Copa do Mundo de 2002, realizada na Coréia do Sul e no Japão, marcou muita gente não só por ser uma copa assistida pela madrugada aqui no Brasil. Mas também por ser a Copa que consagrou o quinto título mundial do país no evento esportivo mais popular do mundo.


A seleção do Brasil, que contava com Cafu, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno venceu a Alemanha de Oliver Kahn por 2 a 0.


Alguns anos depois, mais exatamente em 2014, o Brasil sediaria pela primeira vez na história uma Copa do Mundo. A grande final, onde Argentina e Alemanha se enfrentaram, ocorreu no Maracanã - e quem diria, o Brasil todo que acabara de levar 7 gols dos alemães, acabou torcendo para eles contra os hermanos. A Alemanha venceu por 1 a zero na prorrogação.


Dois anos depois da Copa, o Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas de 2016. Foram 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze do Brasil, sendo o melhor desempenho do país-sede numa Olimpíada até então, ficando com o décimo-terceiro lugar geral. Foi a Olimpíada que consagrou nomes como Rafaela Silva (judô), César Cielo (natação) e Thiago Braz (salto com vara).


O primeiro presidente negro dos Estados Unidos


Barack Obama foi eleito em 2008 nos Estados Unidos.


Em 2008, o quadragésimo quarto presidente da história dos Estados Unidos era eleito pelo partido democrata. A grande novidade é que era o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Barack Obama, nascido em Honolulu no Havaí, foi eleito com mais de 52% dos votos entre os americanos. No fim de 2009, Obama ganhou um prêmio Nobel da Paz pelo seu esforço extraordinário para manter a paz entre os povos do mundo. Ele foi responsável também o fim das intervenções militares estadunidenses no Iraque, além da operação militar de seu país no Paquistão que resultou na morte de Osama Bin Laden, um dos principais nomes envolvidos no ataque de 11 de setembro.


Obama fora reeleito em 2011, cumprindo um segundo mandato de 2012 a 2016. Seu governo obteve 60% de aprovação entre os norte-americanos.


A geografia mutante no mundo todo



Primeiros Ministros da Grécia e Macedônia do Norte.


Em 22 anos, muita coisa muda num ser humano. E na geografia também!

Nesse intervalo de tempo, diversos países alteraram seus nomes oficiais ou se separaram. O primeiro caso é da Iugoslávia em 2003, que depois se transformou em duas repúblicas: a da Sérvia e de Montenegro.


Em 2006, o povo montenegrino escolheu se separar da Sérvia, e assim Montenegro foi reconhecido como país independente pela União Européia (UE). A capital da Sérvia ficou em Belgrado, e a de Montenegro em Podgorica.


Ainda na região dos bálcãs, a Antiga República Iugoslava da Macedônia (um país que fazia parte da Iugoslávia e declarou independência em 1993) adotou um novo nome em um acordo entre os vizinhos gregos - o acordo de Prespa. Após 30 anos disputando o nome Macedônia (que é uma cidade que também fica na Grécia), os primeiros-ministros de ambos os países assinaram esse acordo em 2018 para que a antiga república iugoslava se tornasse a República da Macedônia do Norte, que fora reconhecida pelas Nações Unidas.


O que não acontece com o Kosovo, país que declarou independência em 2008 mas até hoje não é plenamente reconhecido como um país por causa de países maiores como Rússia e Sérvia. No entanto a ONU já trata o país como se estivesse separado dos outros dois.


Outro país que acabou se tornando independente foi o Timor-Leste, em 2002. Situado no sudoeste do continente asiático, o Timor-Leste era uma colônia portuguesa até os anos 70, onde houve uma invasão e ocupação da Indonésia. Depois das Nações Unidas entrarem em ação, os indonésios abriram mão da região, que é uma das poucas nações que tem o português como idioma oficial de seu país.


Mais países mudaram de nome também, como a Holanda virou Países Baixos, a República Tcheca virou Chéquia e Cape Verde (Cabo Verde) reconheceu seu nome português em 2013.


O primeiro Papa da América Latina


O primeiro Papa Francisco do Vaticano.


Depois de mil e duzentos anos (!) o Vaticano escolheu um Papa que não vinha da Europa. Em 2013, o arcebispo Jorge Mario Bergoglio, de Buenos Aires na Argentina, foi escolhido como o 2.660 Papa da Igreja Católica. Ele é o primeiro papa jesuíta e também o primeiro papa a se chamar Francisco.


Conhecido por ser um papa humilde, e que acredita que a Igreja deve ser aberta a todas as pessoas, ele foi um dos grandes responsáveis pelo "Degelo Cubano", uma restauração diplomática entre Cuba e Estados Unidos em 2014, com mediações tanto no Vaticano quanto no Canadá - e claro, com a colaboração de seus líderes Raul Castro e Barack Obama.


O Papa Francisco ainda é visto como um líder mais "palpável" no Vaticano, e ainda é criticado por alguns conservadores teológicos.


Os casamentos da Família Real Britânica

Muito aconteceu nesse meio tempo com a Família Real mais conhecida e influente do mundo - a Família Real Britânica.


Os dois príncipes da realeza Britânica, William e Harry, se casaram com suas princesas eleitas, Kate Middleton e Meghan Markle.


Kate Middleton se tornou duquesa de Cambridge após o casamento, e a pedidos da Rainha Elizabeth II, William foi nomeado Duque de Cambridge, em 2011. Ela foi super bem aceita pela família e é uma das duquesas mais amigáveis com a mídia.


Já Meghan Markle, americana de nascença, é uma grande mudança entre os duques - ela se auto denomina uma duquesa feminista, e usa o anel da mãe de Harry, a Princesa Diana, em sua mão. Ambos são vistos em diversos eventos juntos, inclusive o último Super Bowl vencido pelo time de Los Angeles. Ambos são duques de Sussex.


Quanta coisa acontece em 22 anos, não é?


Houve mais algum evento que marcou esses últimos 22 anos pra você? Diga nos comentários.


Fotos: Reprodução Canton Repository, CNN Brasil, Mantos do Brasil, Alex Wong/Getty Images, Georgi Licovski/EPA, Franco Origlia/Getty Images, Alexi Lubomirski/AFP


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page