top of page

Série Lances Icônicos – “Philly Special”


A chamada “Philly Special” ou “Philly Philly” foi protagonizada pelo quarterback Nick Foles, pelo running back Corey Clement e pelo tight end Trey Burton, todos jogadores do Philadelphia Eagles. A jogada ocorreu no Super Bowl LII entre Eagles e New England Patriots, em 4 de Fevereiro de 2018 no U.S. Bank Stadium.


Os Eagles eram comandados por Foles, que assumiu o time após a lesão que tirou Carson Wentz do final da temporada e da disputa nos playoffs.


Ao contrário do que muitos pensavam, os Eagles conseguiram avançar até o Super Bowl para enfrentar ninguém mais ninguém menos que os Patriots.


Durante o segundo quarto, com o placar 15-12 para os Eagles, Kenjon Barner conseguiu um bom retorno para a equipe de Filadélfia, que avançou até as jardas finais do campo, porém não conseguiu entrar na endzone. Os Eagles estavam em uma quarta descida para aproximadamente uma jarda e meia, com 38 segundos para acabar o primeiro tempo.


Ao invés de irem para o field goal, Doug Pederson, Head Coach dos Eagles, manteve seu ataque em campo. Foles estava alinhado em shotgun, com Clement ao seu lado direito, e os recebedores alinhados à esquerda.


Então Clement se deslocou para ficar atrás do quarterback, e Foles ameaçou chamar o snap, para em seguida se movimentar na direção da sua linha ofensiva, gritando “Kill Kill” (um audible geralmente associado com o quarterback cancelando a jogada chamada). Ele parou atrás do right tackle Lane Johnson, colocando as mãos nas costas do jogador, e o snap aconteceu, indo direto para as mãos de Clement.


O running back correu para a esquerda e passou a bola para Burton, que corria na direção oposta a ele. O tight end, porém, não continuou correndo para a direita, mas sim lançou a bola na direção da endzone, onde Foles estava completamente livre para marcar o touchdown.

Os Patriots até reagiram depois do intervalo, mas os Eagles que ficaram com a vitória por 41-33, conquistando o primeiro campeonato desde 1960 e o primeiro título de Super Bowl da franquia.


A jogada gerou certa polêmica, pois alguns argumentaram que o touchdown não era válido porque os Eagles estavam alinhados em uma formação ilegal; de acordo com os argumentos o wide receiver Alshon Jeffery não estava alinhado na linha de scrimmage.


“... Eles alinharam errado... Não apenas isso [mas] é uma trick play. E se você vai fazer uma jogada de pegadinha então você tem que estar alinhado direito... [...] Mas eles não se alinharam direito. E deveria ser chamada [falta].”, disse Mike Pereira, analista de regras da Fox Sports e um antigo árbitro.

Porém Jeffery sinalizou para o down judge várias vezes e recebeu a confirmação de que estava corretamente alinhado. Controvérsias ou não, a jogada e o touchdown acabaram validados.


Tornou-se uma das jogadas mais famosas da liga, e muitos consideram como a chamada mais ousada na história do Super Bowl.


“Uma jogada que os Eagles nunca chamaram antes, executada na quarta descida por um running back novato e não-draftado passando a bola para o terceiro tight end do elenco que nunca havia tentado um passe na NFL antes, que jogou para o quarterback reserva que nunca fez uma recepção da NFL (ou College) antes, no maior palco do futebol americano.”, descrição da NFL Films.

O anel de Super Bowl do time possui 127 diamantes, uma referência à soma dos números das jerseys dos jogadores envolvidos na jogada: Clement (30), Burton (88) e Foles (9).

E não apenas os Eagles repetiram a jogada em outra ocasião (no primeiro jogo da temporada de 2018, contra o Atlanta Falcons, mas dessa vez para conquistar um first down), mas ela foi repetida, igual ou com algumas variações, na NFL, no College e na Alliance of American Football (AAF).


Em Setembro de 2018 foi colocada no Lincoln Financial Field (estádio dos Eagles) uma estátua comissionada pela Bud Light e feita por Raymond Gibby, retratando o momento em que Foles e Pederson se reuniram para decidir qual jogada seria realizada naquela quarta descida.



Vale ainda mencionar que “Philly Special” não foi a única trick play tentada nesse Super Bowl. Nos primeiros minutos do segundo quarto, em uma situação de 3ª descida para 5 jardas, o quarterback Tom Brady recebeu o snap e entregou para o running back James White, que corria para a esquerda na direção do wide receiver Danny Amendola. White fez um toss para Amendola, que então lançou a bola para Brady. O quarterback, que havia se deslocado para a direita, estava completamente livre para fazer a recepção e conquistar o first down (e muito mais jardas), porém não conseguiu agarrar a bola e completar a recepção.



Fotos: Reprodução Kickoff Brasil, Bleeding Green Nation, NBC Sports, Pinterest, Forbes, The Guardian, Boston.com


Vídeo: Reprodução Youtube/budleewiser

4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page