top of page

Série Mentes Ofensivas: Don Coryell

O futebol americano muda com o transcorrer do tempo, com constantes alterações de estratégias de jogo e adaptações modernas dos playbooks.


Contudo, alguns treinadores acabam por criar sistemas icônicos que são utilizados pelos times durante anos e anos, fazendo com que seus nomes fiquem gravados na história do esporte.


Hoje falaremos de Don Coryell.



Coryell liderou os Cardinals e Chargers a cinco títulos de divisão, e os Chargers liderou a liga em sete dos oito anos, no entanto, seu fracasso em levar suas equipes ao Super Bowl presumivelmente o manteve fora do Hall da Fama do Futebol Profissional.


Ele treinou 12 temporadas com o San Diego State University Aztecs , usando a filosofia de recrutar apenas jogadores universitários juniores.


Foi na SDSU que Coryell começou a enfatizar um ataque de passe. O desenvolvimento do passe para a frente no futebol americano mostra como o jogo evoluiu de suas raízes de rugby para o jogo distinto que é hoje.


Já na NFL, Coryell foi contratado como treinador principal do San Diego Chargers em 25 de setembro de 1978. Com Dan Fouts como quarterback, o "Air Coryell" de San Diego estava entre os maiores passes ofensivos da história da NFL. Os Chargers lideraram a liga em jardas passadas um recorde da NFL seis anos consecutivos de 1978 a 1983.


Os Chargers em 1979 foram os primeiros campeões da Divisão Oeste da AFC a fazer mais jogadas de passe (541) do que de corrida (481).


A ofensiva de Coryell se baseia em colocar todos os cinco recebedores em posições combinadas que acabam por esticar o campo, com diversas técnicas de rotas e fazendo com que o quarterback lance a bola para um ponto futuro, onde o recebedor fará a recepção, se virará e seguirá subindo o campo.


A ofensiva Coryell usa três armas principais, que podem usar usadas isoladamente ou conjuntamente:

  • Jogo terrestre interno forte;

  • Ataques profundos com dois ou mais recebedores; e,

  • Grande quantidade de passes de médio alcance para tigh ends, wide receivers ou mesmo para trás.


Simplificadamente, para que esse tipo de ataque seja eficiente o time deve ter pelo menos dois wide receivers no campo, rápidos e que se ajustem muito bem ao passe profundo, combinados com um quarterback robusto e com um braço forte.


A partir de 2022, a maioria dos jogos de passes da NFL são baseados, pelo menos parcialmente, nas convenções de Coryell.


Essa ofensiva fez principalmente com que o jogo da defesa tivesse que evoluir, ou seja, usando vários receptores, força-se as defesas a contra-atacar com diferentes formas. Como resultado, mais defensive backs foram convocados e linebackers que também poderiam cobrir os receptores internos foram procurados.


Coryell era adorado por seus jogadores. Ele não queria intimidar seus jogadores e, em vez disso, tratou seus jogadores com respeito, permitindo que eles mostrassem seus pontos fortes.


A árvore de treinadores de Coryell, ou seja, um grupo de pessoas sobre as quais acredita-se que sua abordagem ao jogo tenha influenciado, direta ou indiretamente, tem nome como: John Madden, Ray Perkins e Joe Gibbs.


Fotos: Reprodução Wikipedia





3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page